segunda-feira, 29 de outubro de 2007

gestos cegos com pincel - óleo sobre papel - 1985


gestos cegos com pincel - óleo sobre papel - 1985


Casas na Mooca - estudo -guache sobre papel - 1978 - Nadia Stabile


Porta lateral do Teatro Municipal de São Paulo -estudo - lápis sobre papel - 1978 - Nadia Stabile


gestos cegos com pincel - guache sobre papel - 2003


gestos cegos com pincel - guache sobre papel - 2003


tampas de caixas - acrílica sobre papelão - 1997 - Nadia Stabile


tampas de caixas - acrílica sobre papelão - 1997 - Nadia Stabile


tampas de caixas - acrílica sobre papelão - 1997 - Nadia Stabile


acrílica sobre tela - 1999 - Nadia e Caio


estudo - óleo sobre papel tela - 1982 - Nadia Stabile


gestos cegos com pincel - guache sobre papel jornal - 2003


estudo Barra do Una(detalhe) - óleo sobre papelão - 1980 - Nadia Stabile


gestos cegos com pincel 1b- guache sobre papel - 2003


gestos cegos com pincel 1c- guache sobre papel - 2003


gestos cegos com pincel 1a - guache sobre papel - 2003


estudo Barra do Una(detalhe) - óleo sobre papelão - 1980 - Nadia Stabile


BARRA DO UNA - óleo sobre papelão - 1980 - Nadia Stabile


PLANTA NO CIMENTO - nanquin a bico de pena sobre papel Fabriano - 1980 - Nadia Stabile


SAMAMBAIA BROTANDO NO CIMENTO - nanquin a bico de pena sobre papel Fabriano - 1980 - Nadia Stabile


estudo no Parque da Aclimação - óleo sobre papelão-1980


estudo de maçã - óleo sobre tela - 1979


rabiscos cegos 18/10/2007


rabiscos meio cegos - 18/10/2007


rabiscos - 19/07/2004


rabiscos cegos - 18/10/2007



rabiscos - 19/07/2004


rabiscos - 18/11/2005


CIBER PICHO - rabiscos cegos - 18/10/2007


rabiscos - 18/11/2005


rabiscos - 19/07/2004

(clique na imagem para vê-la ampliada)

domingo, 28 de outubro de 2007

"ASSEMBLÉIAS,

PONTO CRUCIAL

NA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA"

Paulo Freire escreveu "Pedagogia da Autonomia",seu último livro,antes de falecer.
A autonomia em todos os âmbitos da vida é algo crucial,assim como as assembléias
nas "escolas democráticas".
Nada mais humano do que a reunião de um grupo,para decidir os próximos passos a serem dados em relação à disciplina,andamento do trabalho do grupo,enfim,todos juntos,olhando-se nos olhos,optando por coisas que balizarão a própria atuação e a de todos,assumindo suas escolhas e a de todos! se a maioria decide,e se você decide junto,isto é,não se aliena de pensar junto com os outros, será bom para todos. Todos sentem-se coo criadores de tudo que é feito.
A autonomia é também,e inclusive,aprendida,e exercitada, nesses momentos de assembleias,
porque a criança,o educador,o funcionário da escola,todos juntos decidem tudo junto,
e a criança ou qualquer adulto que nunca tenha aprendido que é possível ser autônomo,
que é possível escolher algo relevante que atingirá a escola toda,começa a sentir-se gente pensante,gente fazedora,gente incluída,gente que se auto governa e que pode interferir
no funcionamento do grupo,e aí é que começa a desopressão das pessoas.
Nós pensamos que crianças não podem optar por nada importante!
mas com quatro anos de idade a criança pode e deve iniciar sua caminhada em direção à autonomia, muitos equívocos existem em relação à este assunto,deixamos as crianças
optarem em assuntos fúteis,mas naqueles que seriam os mais importantes,nós as detemos.
Recomendo os livros : "REPÚBLICA DE CRIANÇAS" de HELENA SINGER,
"PEDAGOGIA DA AUTONOMIA" de PAULO FREIRE, "COMO AMAR UMA CRIANÇA"
de JANUSZ KORCZAK,este último é fundamental para começarmos a entender como são as crianças e como fazer assembléias de verdade!

Nadia Stabile - 28/10/07
"FAÇA O QUE EU DIGO,

NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO"

O EXEMPLO!!!

Nosso velho conhecido,o exemplo,é uma das coisas mais controversas
nos assuntos educacionais.
Quem dentre nós,nunca esteve no dilema na educação de uma criança,
entre ficar dizendo várias vezes com insistência sobre como ela deveria agir corretamente,
e aí a criança sai com esta frase: "mas você não faz isso que está dizendo!!",
e aí nossa cara cai,literalmente no chão! Por esta razão tento ser o menos que consigo,hipócrita,com meu filho. Ou para a maioria de vocês dizer uma coisa e fazer outra,
não chega a ser hipocrisia!?? Vamos por partes,como diria o esquartejador!rsrsrsrsrs
Querendo ou não,as crianças nos imitam,portanto,tudo o que fazemos viram padrões
de comportamento para elas e para muitas outras pessoas. Ser coerente e consequente,
é algo que era como um ideal para mim,quando jovem! Acho que até hoje ,as crianças e mais ainda os adolescentes,anseiam testemunhar nossa coerência e consequência.
Então ,talvez,o mais correto a fazer,seja ser verdadeiro! parar de dizer uma coisa e fazer outra.
Este assunto faz com que lembre-me de algumas reflexões que andei tendo há um mês,mais ou menos,com o intuito de escrever algo sobre. A questão do autor e da obra.
Todos nós admiramos as obras das pessoas em geral,não estou falando só da área de arte ou ciência,falo também sobre o pão,o arroz,o feijão que nos alimentam todos os dias,
falo sobre o fato de que nós não conhecemos o padeiro,o lavrador,o cara da zona rural
que arou a terra,semeou,cuidou,colheu,armazenou,o alimento que nos sustenta todos os dias.
Não sabemos qual a ideologia,a escolha sexual, e etc,destas pessoas que nos alimentam todos os dias,dizendo melhor,os "autores" da produção de alimentos.
Reflito sobre isso,e faço uma ponte em relação ao título deste "post",e vejo que somos mesmo muito incoerentes ao julgarmos o Padre Júlio Lancelotti,o Rabino Sobel,e a maioria das pessoas
com a qual convivemos. Resumindo,você já se fez a pergunta ,se algum dia que você precisou de um remédio urgente para tratar-se, você parou e pensou,será que o cientista que cooperou com a pesquisa desta droga é um pedófilo,ou um drogado,ou um cara de esquerda,ou um evangélico,
ou um budista,ou um ladrão,ou um ..........................................................!?
Se sim,parabéns! você entrou para o livro dos recordes!
Quando será que todos nós iniciaremos a desafiadora viagem em direção à autonomia moral?
Muito poucas pessoas conseguem perceber que se estamos todos no mesmo barco,(embora,uns estejam nos porões do barco,outros na segunda classe,outros na primeira classe e ainda outros
convivem com o capitão), a "obra" mais digna que poderemos fazer ,é tornar este barco muito mais agradável de se viver, contando com a colaboração,a ação,a realização de todos,
e para isso,só sendo verdadeiro com a gente mesmo e com os outros, tentando,dia a dia,
sermos coerentes e consequentes assim como os adolescentes esperam que sejamos!

Nadia Stabile - 28/10/07

sábado, 27 de outubro de 2007

óleo sobre papelão - 1980 - Nadia Stabile


Barra do Una - óleo sobre papelão - 1980 - Nadia Stabile


Barra do Una - óleo sobre tela - 1980 - Nadia Stabile






estudo de obra de Cézanne - óleo sobre tela - 1979 - Nadia Stabile

(clique na imagem para ampliá-la)

Caraguatatuba - óleo sobre tela - 1980 - Nadia Stabile

(clique na imagem para vê-la ampliada)

aquarela e caneta gel - 2002 - Nadia Stabile


aquarela e caneta gel - 2002 - Nadia Stabile


aquarela e caneta gel - 1998 - Nadia Stabile


técnica mista - 1998 - Nadia Stabile


aquarela e caneta gel - 2002 - Nadia Stabile


"o sertão virou mar" - aquarela e mista - 1998 - Nadia Stabile


aquarela e caneta gel - 2002 - Nadia Stabile


gestos cegos - óleo sobre papel - 1985 - Nadia Stabile

(clique na imagem para vê-la ampliada)

gestos cegos - óleo sobre papel - 1985 - Nadia Stabile


aerografia sobre camiseta - 1987 - Nadia Stabile


meu pai criança,cópia de foto(1918) - óleo sobre papelão - 1979 - Nadia Stabile

(clique na imagem para vê-la ampliada)

técnica mista - 1998 - Nadia Stabile








gestos cegos - óleo sobre papel - 1985 - Nadia Stabile



aerografia sobre camiseta - 1987 - Nadia Stabile




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails