sexta-feira, 30 de novembro de 2007

"Viver é afinar

o instrumento,

de dentro para fora,

de fora para dentro,

a qualquer hora,

a todo momento"

Walter Franco

quinta-feira, 22 de novembro de 2007


TRAVELLING SCHOOL OF LIFE APRESENTA-SE NA AÇÃO EDUCATIVA
Esta rede global de educação veio para o Brasil para participar da 15ª IDEC e depois viajou o país, conhecendo e conectando organizações que se orientam pela educação democrática. Esta rede é formada por pessoas que querem dividir seus conhecimentos e aptidões. Fora de instituições como universidades e escolas, a rede busca construir pontes para que as pessoas descubram novas possibilidades de educação livre e auto-direcionada.
"CONVIVE - VIRÍAMOS"!!!????

conviveríamos...ou conviveviríamos????......
viveríamos,viveviríamos...não.
muitos Vs...outro dia sonhei com um poema visual,
preciso desenhá-lo.
no sonho era meu filho que dava-me um papel com esse poema recortado.
sonho sempre com coisas da arte,dormindo,mesmo!
acordada sonho com outras coisas.
esta palavra,esta conjugação verbal tão esdrúxula pra mim:
conviveríamos... deu-me um nó nos meus sonhos acordados.
junto com o falso ativismo da classe média,

(que por um acaso encontrei uma matéria
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/05/255014.shtml )
junto com meu forte caminhar,mas complexo processo...
o processo,o produto,o estar certo e aí o sentir-se errado,o levantar de novo,
tirar a poeira e dar a volta por cima,ou por baixo,tanto faz...
o que importa é prosseguir,é conviver,e se processar,é produzir-se constantemente,
é ter a certeza de que muitas certezas alheias são falsas,e que as nossas próprias também não serão eternamente verdadeiras! a verdade... a ciência... as certezas... tudo passa.
os sonhos não envelhecem,quem envelhece é nosso corpo,a alma pode sempre estar nova!
convive - viríamos... este sonho que ficou meio enroscado,embaraçado,atordoado...
chocou-se com a classe média, encontrou-se com os excluídos, e libertou-se na minha vontade
de ser e continuar ativista! (a alma de Zumbi ajudou-me a consertar meus próprios furos!)

Nadia Stabile
22/11/07


terça-feira, 20 de novembro de 2007

PROPOSTA PARA

SER ATIVISTA

DA EDUCAÇÃO

DEMOCRÁTICA BRASILEIRA

(proposta enviada para grupos de educadores e outros profissionais,do Yahoo.O Grupo de educação Democrática e Ead,e o Grupo de Rubem Alves)

Gostaria de propor para este grupo e para amigos e conhecidos
de todos,que assumíssemos ser ativistas da educação brasileira!
Sabemos que nossa educação precisaria ser encarada como um assunto de estado,
Livre de políticas de governo!!
Seríamos ativistas suprapartidários!!
Precisamos de comunicação maciça!! CONSTANTE!
acho que devemos ser até meio obsessivos,(ou muito!)em relação à esse assunto!
Educação é o alicerce de qualquer sociedade! Muitos países agiram de forma
enérgica para conseguirem colocar seus níveis educacionais nas alturas!
Por que nós não podemos fazer o mesmo!?
Precisamos de muita informação neste nosso território imenso!
Precisamos de intensa colaboração de profissionais de diversas áreas!
Precisamos de todo tipo de cooperação! É extraordinário poder cooperar
com nosso país!! E mais extraordinário é saber que é possível todos mobilizarem-se
em prol de uma causa fundamental!vital!
Este não é um trabalho fácil! É uma missão de nossa geração!!
Está em nossas mãos fazer algo! Precisamos de idéias luminosas de todos!
Este enorme desafio é de todos nós brasileiros! E por isso é emocionante!
Saber que se tem condições,estudo,capacidade,para mudar a história!
Estes são todos vocês!! Pessoas privilegiadas que puderam estudar,com muito esforço,
com muitas falhas das escolas!! Mas ainda assim estudaram!puderam até chegar ao mestrado,doutorado! Como é o caso de muitos aqui!
Todos possuem seus trabalhos! Muitos relacionados com educação!
E portanto estão no caminho possível para poderem cooperar com a mudança de nossa história! Esperar que o governo faça algo,por conta dele,não é ter atitude democrática!
Nós precisamos adotar práticas democráticas em tudo que fazemos!
Os nossos índios estão aprendendo a lutar por seus direitos!assim como muitos outros grupos também! E nós ?? continuaremos a depender de deputados e vereadores!?
Que geralmente são incompetentes ou que não dão conta de uma questão gigantesca como
a educação?! Ser ativista é vestir a camisa! É estar sempre tentando encontrar saídas!
É se auto transformar pra junto com os outros transformar algo!e é tantas outras coisas que aprenderemos juntos! É isso aí!! Por favor manifestem-se!!
Digam se ainda estão vivos!!KKKKKKKKKKKKKK
Proponham coisas! Podemos fazer manifestações em rádios,tvs,portas de escolas,praças públicas!Auditórios!enfim...onde acharmos que podemos!! Nós é que mandamos em nós!
Democracia é isso! É sentir o poder nas mãos de todos!!não só nas mãos de meia dúzia!
Está mais do que na hora dos acadêmicos,intelectuais,e sei lá!!
Pararem de transmitirem conhecimentos fossilizados! CONHECIMENTO É VIDA!!
É COISA VIVA!! ÁGIL! QUE É CRIADO A CADA MOMENTO QUE SE VIVE!
BONS PROFESSORES SABEM DISSO! SÃO MUITO CRIATIVOS! PRODUZEM JUNTO COM SEUS ALUNOS!
ABRAÇOS ENORMES PRA TODOS!!
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESPERA POR TODOS!!

NADIA STABILE
20/11/07

HOJE ESTOU INSPIRADA!!rsrsr,deve ser o espírito de Zumbi!!SALVE ZUMBI!!!

sábado, 10 de novembro de 2007

Trazendo o movimento

da Educação

Democrática

para a América Latina

Helena Singer, 07/10/2007

Entre os dias 08 e 16 de setembro deste ano aconteceu em Mogi das Cruzes,a 100 quilômetros de São Paulo, no Brasil, a 15ª Conferência Internacional de Educação Democrática. Pela primeira vez na América Latina, o encontro foi organizado pelo instituto Politeia*[1] Educação Democrática, o Laboratório de Estudos e Pesquisas da Universidade de Campinas (LEPED-Unicamp), o Instituto Socioambiental (ISA) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), como evento paralelo ao Fórum Mundial de Educação do Alto Tietê (FME-AT). O Fórum Mundial de Educação surgiu em 2001, como um dos desdobramentos do Fórum Social Mundial, movimento internacional que busca articular iniciativas que propõem alternativas à hegemonia neoliberal. Realizar a IDEC em parceria com duas das melhores universidades do continente e também com o FME teve o duplo objetivo de, de um lado, questionar as reais possibilidades de a educação democrática formular políticas públicas e, de outro, torná-la objeto de debate acadêmico.
Em termos numéricos, a conferência pode ser descrita assim. Participaram do encontro cerca de 170 pessoas – estudantes, educadores, pesquisadores, pais – pertencentes a 65 organizações de 13 países, sendo eles: Brasil, Peru, México, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Ucrânia, Israel e Japão. Nas atividades abertas ao Fórum Mundial de Educação, o público chegou a 800 pessoas.
Os que vieram da América do Norte, Europa e Ásia participam da rede internacional de educação democrática. Para articular as organizações latino-americanas que poderiam ingressar nesta rede, seis meses antes da conferência, seus organizadores listaram as instituições de suas próprias redes e lhes enviaram um roteiro de perguntas a respeito das condutas e procedimentos gerais da instituição. Foi a partir das respostas a este questionário, que organizações de diversas regiões deste país de proporções continentais e dos países latino-americanos citados acima foram convidadas e efetivamente participaram da IDEC. A variedade em relação à natureza das organizações denota o caráter inovador do encontro em uma área na qual via de regra os eventos são segmentados ora para professores, ora para acadêmicos, quase nunca para estudantes. Dentre os participantes da IDEC 2007 que informaram a que tipo de organização pertencem, a maior parte atuava junto a organizações não governamentais (45%), seguidos dos que vieram ligados a escolas (33%), gestores públicos (7%) e pesquisadores universitários (5%). As escolas participantes eram municipais, estaduais, filantrópicas e privadas, de educação infantil, fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Dentre as ONG, havia instituições voltadas para a educação integral, para a mobilização social em áreas que se articulam com a educação democrática, como a sustentabilidade do planeta, a economia solidária, e a democratização das tecnologias de informação e comunicação.
Mas afinal o que é Educação Democrática?
Certas propostas educacionais pautadas pelos ideais de liberdade e gestão participativa receberam diferentes denominações da literatura ao longo dos últimos cento e cinqüenta anos: pedagogia centrada no estudante, escolas românticas, libertárias, livres, progressistas, alternativas, democráticas. Embora haja diferenças em relação aos vários países onde se encontram estas escolas, atualmente o movimento em torno do qual elas se articulam tem adotado a denominação de “educação democrática”. Deve-se ressaltar, contudo, que nem todas as escolas que participam do movimento se reconhecem desta forma e este foi inclusive temas debatidos na 15ª IDEC, durante a sessão “Auto-gestão, educação libertária e permanente”.No encontro de 2000, no Japão, definiu-se a rede como a conexão de escolas, organizações e indivíduos que praticam e promovem os seguintes ideais: respeito e confiança pelas crianças,liberdade de escolha e gestão democrática compartilhada entre crianças e adultos.

Quem esteve na 15ª IDEC
As organizações que participaram da 15ª IDEC pertencem a redes que articulam as escolas democráticas no mundo. Falar um pouco sobre cada uma das redes é também uma forma de contar a história do movimento.
Podemos começar por Janusz Korczak, que fundou e dirigiu um orfanato para crianças judias entre 1912 e 1942 na Polônia e escreveu vários livros, alguns de ficção para crianças, outros de aconselhamento para pais e relatos de suas experiências educacionais. A Associação Janusz Korczak (AJK) está presente em vinte e um países, promovendo cursos para educadores, exposições e traduções de livros deste médico-educador, tendo em alguns países se articulado com as escolas democráticas locais. Na IDEC do Brasil, a AJKB lançou seu mais recente boletim e participou da mesa sobre “O que se Quer da Educação”, logo no primeiro dia de debates. (...)
(CONTINUA)
http://f1.grp.yahoofs.com/v1/AM2QR_fl8VKL6_hBuuQNScDn0JkJ_r03sfruG4fdntL35chW4Mv5dvSWYULqsFTfoT3hGzaMKQqnoGWofaSO7A/artigo%20IDEC.doc
http://br.groups.yahoo.com/group/edudemocratica-ead/
*[1] O nome Politeia foi escolhido logo depois da conferência. Durante a IDEC, este instituto foi divulgado como IDEB (Institute for Democratic Education in Brazil).
****PARTICIPE DO GRUPO DO YAHOO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E EaD
http://br.groups.yahoo.com/group/edudemocratica-ead/

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O "NOSSO FUTURO"

E O DO PLANETA,UMA

PALESTRA DE LEONARDO BOFF

NA TV CÂMARA

Em 2006,em palestra na Tv Câmara,Leonardo Boff, falou sobre “Consequências Filosóficas, Antropológicas e Teológicas Frente à Iminência do Fim da Espécie”. O teólogo alertou sobre a importância da preservação da natureza. Hoje, estudos e relatórios das mais conceituadas agências de pesquisa dão conta do esgotamento dos recursos naturais e das ameaças que a espécie humana está submetida, tamanha a agressão, desrespeito e destruição. Os resultados estão aí: aquecimento global, alterações climáticas e um volume gigantesco de prognósticos, cada vez menos otimistas.
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=MAT&Materia=45238
ou
http://video.google.com/videoplay?docid=-2153095444219898991&q=leonardo+boff&hl=en

LEIA TAMBÉM,SOBRE O SEMINÁRIO ,"O FIM DA ESPÉCIE" http://www.sempreumpapo.com.br/blog/?p=119

Boff cita este livro:
O Universo numa Casca de Noz
de Stephen Hawking

(comentário do livro num blog)
O autor de Uma Breve História do Tempo ataca outra vez. Stephen Hawking é conhecido por ocupar a cátedra que pertenceu a Newton, em Cambridge. E, como um dos mais importantes físicos teóricos vivos, tenta mais uma vez explicar para o público leigo (ou seja, eu) os avanços da sua área.
Confesso que li este livro meio apressadamente, da primeira vez. Fui fazer uma releitura ‘por cima’ para escrever esta resenha, e acabei lendo o livro todo. O tema me fascina. Nos dois primeiros capítulos, Hawking tenta dar uma base sobre os fundamentos da física clássica, ou seja, Newton mais a teoria da relatividade restrita e geral, do Einstein, mais alguns postulados sobre o espaço-tempo. Parece papo de maluco, mas o texto flui bem, e os conceitos não são absurdos. A única coisa que me parece dogma, não entra direito na minha cabeça é como a luz pode ter sempre a mesma velocidade, independentemente da velocidade do observador. Não faz sentido.(...)

http://www.hiperweb.com.br/caderno/2003/01/o-universo-numa-casca-de-noz-stephen-hawking/

domingo, 4 de novembro de 2007

PROCURA E

DESCOBERTA,

FORMA E FUNÇÃO

Fernando Pessoa(heterônimo Álvaro de Campos), na sua
"Saudação a Walt Whitman", fala sobre "uma ereção
abstrata e indireta no fundo da minha alma...”

Rubem Alves,nosso grande educador,escritor,filósofo,
escreveu um livro ótimo de onde retirei esta frase´.
O livro é "Ao professor com meu carinho",e há um capítulo ótimo:
"Sobre Transar e Ensinar",um excelente recado aos professores que causam
aquelas brochadas intelectuais,sem saída, em seus alunos!
Resumindo,ele compara a ereção sexual à ereção intelectual! muito interessante!
Segundo C.G.Jung,nossa libido é o cerne de nossa energia vital,ou é a própria energia vital!
A repressão sexual , intelectual, emocional...pelo qual passamos desde que nascemos é absurda!!
só não morremos mesmo...(antes da hora),bem,não sei por que? E nosso cérebro!! com tantas capacidades ainda
desconhecidas pela maioria das pessoas!! como dizia Raul Seixas : "...usamos 10% de nossa cabeça animal", nossas capacidades cerebrais não possuem nada de esotérico ou metafísico,
pelo contrário,é algo morfológico,a forma de nossas células cerebrais, são piramidais!!
é ... assim como as pirâmides do Egito!! há toda uma ciência sobre isso!...
Mas pensando na forma dos seres, tive muita vontade de compartilhar algo sobre minhas reflexões sobre os gêneros humanos,homem,mulher,macho,fêmea! estas últimas palavras
muito mais relacionadas à nosso lado animal e à função da forma de nossos corpos,distintas
e o porquê destas essenciais diferenças! Isto que digo tem muito a ver com pontos de vista que adquiri estudando um pouco de design(desenho industrial) e também porque estudei prótese dentária e pude constatar que para cada forma dental corresponde uma função particular.
E quanto ao bom design,aprendi que é uma consequência da função,dos elementos internos!
na modernidade as decorações ,os tais enfeites,caíram por terra,por isso nossa arquitetura é muito mais limpa(clean). Este conceito fundamental do design e da moderna arquitetura,
tem como exemplo a natureza,e até os dentes!rsrsrsrs,nada na natureza possui detalhes sem função,tudo existe para cumprir uma função,nada é por "acaso".
Levando isso em conta tive alguns insights em relação às mulheres e homens! e digo,motivada por um grande homem! e sempre compartilhando idéias,reflexões! isso é viver!
As funções da forma do corpo da mulher,são muitas! abrigar o sêmen,gestar o filho,parí-lo,amamentá-lo, aconchegá-lo,enfim,além destas funções que já conhecemos há muito tempo,
pensei na forma,na posição em que a genitália feminina encontra-se,e vi que talvez por esta forma,distinta dos homens,é que nos faz diferentes até em nossa alma! e fiquei muito feliz de descobrir isso! deu-me uma certa paz intelectual,por descobrir a razão de tamanha diferença!
meu lado intelectual deu-me paz na alma! assim como Rubem Alves e até Paulo Freire dizem!
que a procura intelectual é dura,é difícil,e necessita da vontade,da paixão pelo conhecimento,
e muitas vezes,muitas respostas estão dentro da gente mesmo! só é preciso a vontade e a tal da ereção intelectual serem motivadas!
Qualquer dia farei um texto meio poético sobre esta descoberta! Boas procuras e descobertas
para todos!

Nadia Stabile - 04/11/2007

sábado, 3 de novembro de 2007


A "rede" mundial

de educação

"Travelling School of Life"

A "Travelling School of Life"
é uma rede mundial de educação feita por pessoas
que querem dividir seus conhecimentos e habilidades. Independente de instituições
como universidades e escolas, tenta construir pontes para que as pessoas
possam descobrir as possibilidades da educação livre e alternativa.
Pode-se escolher quais matérias, em que momento, lugar, com quais pessoas,
de que maneira e com qual objetivo cada um pretende aprender.
Na plataforma de comunicação da internet www.tsolife.org pode-se encontrar
pessoas de todo o mundo com quem é possível aprender algo, além de anunciar
o que tem para oferecer e procurar por alguma coisa. A página ainda está
em construção.
Essa rede mundial funcionará melhor se você construir redes de educação com
seus amigos e familiares e pensar sobre quais condições serão necessárias para
compartilhar as possibilidades de educação com outras pessoas de todo o
mundo.
Educação livre para todos!
A informação é livre, a rede tsolife é a favor da
educação não lucrativa, mas é necessário compreender
que, às vezes, acomodações e outros
recursos necessários custam dinheiro e por isso
tentamos encontrar maneiras de apoiar uns aos
outros através de fundos governamentais, não governamentais
e de fundações, além de fundos
solidários e dicas de como reciclar recursos para
evitar o uso do dinheiro. Ninguém deve se sentir
excluído por motivos financeiros. É necessário fazer
acordos individuais e deixar claro sob quais
condições você pretende aprender com alguém.
Vamos viajar e aprender!
Um sábio ditado diz: "viajar educa".
Quando viaja, você encontra novas situações, conhece novas pessoas, descobre estilos de
vida diferentes e novas maneiras de ver o mundo. O termo "itinerante" não significa "turismo"
convencional, mas uma participação respeitosa em seu ambiente.
Para facilitar o início dessa maneira de aprender haverá muito espaço de apoio para
outras pessoas com cursos introdutórios auto-organizados além de informações na internet.
O aprendizado acontece individualmente, entre amigos, grupos, comunidades, eco-vilas,
sítios, comunidades urbanas e rurais, oferecendo uma grande variedade de materiais,
habilidades, conhecimentos, oficinas e tudo mais que você pode precisar para sua educação.
A "rede" mundial de educação "Travelling School of Life"
http://www.tsolife.org/

(enviado pelo amigo "Beto Samú",pesquisador de Educação Democrática,e por "Politeia - Educação Democrática"(antigo IDEB) .Estiveram presentes no IDEC 2007.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

SOS

Eu,tonta no labirinto de
passarelas da Praça das Bandeiras,
chuva,calor...o meu costumeiro rubor facial,
morta de calor e carregando meus quilos a mais
nas costas,junto com a falta de preparo físico.
As pessoas sem rosto...fora de seus habitats,
assim como eu,verdadeiro peixe fora d'água.
Antes no inferno da Av.9 de julho,barulho infernal,
caos total,e constato,povo sofre!
sofre no sertão,sofre em São Paulo...
até as escadas dos labirintos
assemelham-se ao solo das senzalas,
todo o cenário monumental e esdrúxulo para
continuar oprimindo,descaracterizando,
justo um povo como o nosso, com tantas características
genuínas e extraordinárias!
pergunto,o lado humano da megalópole,onde foi parar?
onde está meu ecossistema?
o meu tempo passou?...
e penso,quanto tempo precioso se perde neste caos!
se alguém passa mal dentro do metro!?
se você precisar de água urgente,esqueça...
flashs,calor,desequilíbrio,e um encontrão
numa senhora ao ceder
lugar para outra de bengala,
me perdoe...ia descer na mesma estação.
Comentou: óleo de prímula é bom para
a saúde feminina e para esses calores,
digo,sim,obrigada! até logo,ela diz
que pegaria seu carro na estação.
Megalópoles não são para seres humanos...
e para ser algum.

Nadia Stabile - 01/11/07

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