quarta-feira, 30 de junho de 2010
domingo, 27 de junho de 2010
sábado, 26 de junho de 2010
Replicante - Vídeo poema de Marcelo Roque
terça-feira, 22 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
domingo, 20 de junho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
terça-feira, 15 de junho de 2010
Estudos Avançados - A comida dos favelados
RESUMO
AO PROPOR uma qualificação dos aspectos sociológicos dos favelados em relação à alimentação, observa-se que a alimentação, em situação de pobreza, não é mais um fator de sociabilidade, mas, ao contrário, de exclusão. A abordagem econômica (constrangimento financeiro, acessibilidade) e a abordagem sociológica (famílias desestruturadas, desemprego, estilo de vida) explicam parte das práticas alimentares dos favelados e as estratégias de sobrevivência alimentar que eles desenvolvem. Além disso, a abordagem antropológica relaciona as práticas com o habitus alimentar de classe, os hábitos culturais e as representações corporais dos "pobres", oferecendo elementos para a compreensão da desnutrição.
Palavras-chave: Favelados, Família, Exclusão, Desnutrição, Pobreza, Práticas e habitus alimentares, Classe social.(...) leia em :

Água da chuva, alternativa para a seca | Radio Netherlands Worldwide
Conviver com a seca a partir da captação da água da chuva do telhado A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, em 1993, uma resolução que declara 22 de março como Dia Mundial da Água, que deve ser celebrado em conformidade com as recomendações do Capítulo 18, da Agenda 21.
A partir do início do mês de março os países foram estimulados a consagrar essa data como Dia da Água, promovendo atividades concretas para a conscientização pública, realizando conferências, exposições, seminários e divulgando estudos relacionados à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.
A cada ano, a Unesco, organizadora do Dia Mundial da Água, sugere um tema para os debates. No ano de 2009, foi escolhido o tema "Recursos Hídricos Transfronteiriços", com a finalidade de estimular os debates entre os países parceiros que compartilham o uso da mesma água.(...) leia mais em :
segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Quizumba no Sarapatel(Faustho)-Poeira D'água
fausthoterratupy — 12 de abril de 2010 — Quizumba no Sarapatel.
Formigas de calos nas mãos e chumbo nos pés, se arrastam pela sala de uma mansão.
Um canibal deu uma rasteira e saiu na tangente, pela porta da frente, cheio de carne no meio dos dentes, mais um indigente foi condenado a passar fome.
Caim mata Abel, olha aqui, olha a quizumba no sarapatel, olha aqui!
Caim mata Abel, olha aqui, olha a quizumba no sarapatel, olha aqui!!!
E o canibal retorna à mansão trazendo uma cumbuca cheia de balas de jiló.
Pra criançada que desaprendeu a sonhar e a brincar até cansar. Ordenando a peleja com faca e canhão.
São os gritos de fogo nos ouvidos de pedra, o cangaço do asfalto no deserto das feras,
Falando alto!
Falando alto, falando....
Caim mata Abel, olha aqui, olha a quizumba no sarapatel, olha aqui!
Caim mata Abel, olha aqui, olha a quizumba no sarapatel, olha aqui!!!
São os gritos de fogo nos ouvidos de pedra.
O cangaço do asfalto no deserto das feras.
Caim mata Abel, olha aqui, olha a quizumba no sarapatel, olha aqui!
Caim mata Abel, olha aqui, olha a quizumba no sarapatel, olha aqui!!!
sábado, 12 de junho de 2010
YouTube - Conexão Cultural - A criação artistica da periferia de São Paulo (PARTE III)

dmeneg — 15 de março de 2009 — Acesse: conexaoculturalsp.blogspot.com
A produção cultural oriunda da periferia possui diversas visões e interpretações, por estar afastada dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes, passa despercebida como manifestação artística. Contudo, através de projetos e movimentos culturais, a população da periferia passa a ter contato com o universo da cultura, do conhecimento e da arte, produzindo letras de rap, livros, pinturas, poesias, entre outras expressões, com originalidade e autenticidade.
Documentário produzido por alunos de jornalismo em 2008 - Trabalho de Conclusão de Curso
Contato: conexaoculturalsp@gmail.com
Autores: Angela OIiveira, Débora Fernandes, Diego Menegaci, Gislaine Maciel e Patrícia Monteiro.
Edição: Arony Lolo e Thiago Lolo.
O gol mais bonito de Pelé - Juventus 2 x 4 Santos
paulkiske — 29 de agosto de 2006 — Segundo o próprio Rei Pelé este foi o mais bonito gol da sua carreira, marcado na vitória do Santos sobre o Juventus, por 4 a 2, no dia 2 de agosto de 1959. O maior mito do esporte aplicou 4 chapéus, sendo o último no goleiro, e finalizou de cabeça.
O Rei foi homenageado pelo clube juventino com um busto de bronze e uma placa por esse gol.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Tv Paulo Freire - Dia-a-Dia Educação Especial Saúde e Prevenção nas Esc...

Tvpaulofreire — 6 de novembro de 2009 — Neste programa serão abordados assuntos referentes a promoção da saúde sexual e reprodutiva de jovens e adolescentes; prevenção à gravidez na adolescência e às DST/Aids. Assim como as relações entre os gêneros, a diversidade sexual no espaço escolar e a importância de se ter um Programa de Saúde e Prevenção com a participação de todo o corpo docente. Para falar sobre o assunto, a convidada foi Dayana Brunetto, Coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
carolinearcarimeyer — 13 de janeiro de 2009 — Reportagem do projeto que recebeu o prêmio Paulo Freire 2008 de educação sexual para adolescentes.
Acesse: www.edusex.com.br e veja outros projetos do CORES, uma associação sem fins lucrativos que atua em educação preventiva.
** A PICHAÇÃO EM SP** Pichação busca reconhecimento e é discutida por a...
derek2109 — 23 de janeiro de 2009 — Video-reportagem do UOL, que expõe opiniões de pichadores e do professor de antropologia cultural Massimo Canevacci sobre o fenômeno que tomou faz tempo os muros e edifícios de São Paulo e invadiu em 2008 os espaços institucionais da arte. Clique aqui para ler reportagem escrita. O vídeo tem depoimento de Caroline Pivetta da Mota, pichadora detida na Bienal de Artes, em outubro de 2008. Reportagem: Rodrigo Bertolotto, Imagens e Edição: Derek Sismotto