quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

















MST quer ampliar


jornada de ocupação

em SP até sábado

05/02/08

Mais seis fazendas deverão ser ocupadas até o fim da semana por militantes sem-terra no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste paulista. A decisão foi tomada nesta terça-feira (5) por coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que se reuniram para avaliar a jornada de ocupações denominada "Carnaval Vermelho".
Segundo Sérgio Pantaleão, um dos principais líderes do movimento, cada coordenador fez um balanço de cada propriedade ocupada. Ficou decidido, de acordo com Pantaleão, que mais seis fazendas serão ocupadas até sábado.
Por uma questão de estratégia, os nomes das propriedades e dos municípios onde elas se localizam não foram divulgados. Por causa do feriado de carnaval, houve trégua nas ocupações, que começaram no domingo com a ocupação de quatro propriedades. Ontem, os sem-terra entraram em outras dez áreas e, com isso, já são 14 as terras ocupadas em pelo menos dez municípios. Se até sábado o MST confirmar mais seis ocupações, o número salta de 14 para 20 fazendas invadidas em apenas uma semana.

Cerca de mil pessoas estão nas fazendas. Os ocupantes ergueram centenas de barracos de lona e pretendem plantar roças de milho e feijão. É o que se vê, por exemplo, na Fazenda Guarani, ocupada pela sétima vez, e na Fazenda São Luiz, ocupada pela 15ª vez. As duas áreas ficam no município de Presidente Bernardes.
A Polícia Militar acompanha as invasões à distância, e não confirmou registros de boletins de ocorrências.(...) leia na íntegra :
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=32000

*imagem: foto de Sebastião Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails