quinta-feira, 26 de junho de 2008























LIVRO:O Teatro Nô

e o Ocidente

CHRISTINE GREINER

Por que o corpo do ator/bailarino contemporâneo e os diálogos entre Japão e Ocidente parecem tão intimamente relacionados? Como entendê-los? Qual a natureza de suas existências?
Miyabi Ishikawa, crítico de dança e professor da Universidade Waseda, explica que o teatro nô é um produto da cultura do Japão medieval, do século XVI, e que, na história cultural do país, é aquele que mais se aproxima do Ocidente, sugerindo ao ator, por exemplo, que não se apresente no palco depois dos 50 anos. Ou seja, privilegiando, de certa forma, a beleza da juventude, a exemplo dos ocidentais. Assim, apesar do hermetismo do código nô, aparecem, de tempos em tempos, inúmeras analogias (sempre bastante perigosas) comparando-o à ópera e mesmo à tragédia grega.
Christine Greiner, nesta obra, vai procurar desvendar a cultura japonesa e sua influência no Ocidente, pesquisando o teatro nô e toda a expressão corporal de sua dança. Seu instrumento de estudo é a obra O poço da mulher-falcão (At the Hawk´s Well), do irlandês William Butler Yeats , que foi traduzida para o idioma nipônico e incorporada ao teatro clássico nô. No final do trabalho, Greiner ainda acrescenta um pertinente estudo sobre o butô contemporâneo, "proporcionando uma preciosa contribuição à história da dança", segundo palavras do poeta Haroldo de Campos.

http://www.submarino.com.br/books_more.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ArtistId=26866&Type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails