quinta-feira, 9 de outubro de 2008

ESCOLA POLITEIA!!! Nasce em São Paulo uma Escola que une Inovação e Qualidade

ESCOLA POLITEIA

Já estão abertas as matrículas para a Escola Politeia, inovador projeto pedagógico para o segundo ciclo do Fundamental, com sede em uma ampla casa ao lado do Parque da Água Branca.

O projeto da escola, que começa a funcionar em 2009, foi desenvolvido pela Associação Politeia em parceria com a escola Teia Multicultural, voltada para o Infantil e Fundamental 1, localizada do outro lado do Parque da Água da Branca.

Na Escola Politeia os estudantes participam da gestão e constroem suas trilhas de aprendizagem, compartilhando conhecimentos e responsabilizando-se gradualmente por si e pela comunidade. O objetivo é formar pessoas felizes, socialmente responsáveis e autônomas para construir seus projetos de vida.

Na Politeia, o papel tradicionalmente exercido pelo professor foi transformado no sentido de que ele se torne um educador, um mentor e orientador, que ouve, incentiva e busca novas formas de aprender. Em trilhas planejadas conjuntamente por educadores e estudantes, são realizados projetos de pesquisa que abrem a escola para a cidade, aproveitando as muitas riquezas históricas e culturais e os múltiplos saberes que constroem São Paulo.

Se, de um lado, a escola nasce com o firme propósito de se vincular e cooperar com o seu entorno para garantir processos de aprendizado contextualizados e significativos, de outro, com a participação da Politeia em redes mundiais de escolas do mesmo tipo, o aprendizado do inglês, de outras línguas e culturas estrangeiras, será vivido com interesse e intensidade.

Em turmas pequenas, a atenção é individualizada, os diferentes ritmos e estilos de aprender são estimulados e o desenvolvimento pessoal é garantido de modo integral – intelectual, afetivo, social e físico. Para isso, foi desenvolvido um sistema de avaliação contínuo e reflexivo.

A formação de cidadãos com visão crítica alicerçada em valores universais é alcançada pela vivência diária na comunidade escolar. Para que aprendam a respeitar as diferenças, argumentar e assumir responsabilidades, os estudantes têm voz ativa na gestão escolar e nos caminhos de aprendizagem individuais e coletivos

Innovation and Quality – A New School is Born in São Paulo

PUBLICAÇÃO VIRTUAL
Educação Democrática: experiências, desafios e perspectivas - 15ª IDEC
Democratic Education: Experiences, Challenges and Perspectives - 15th IDEC?
http://www.politeia.org.br/tiki-index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails