terça-feira, 28 de outubro de 2008

PETIÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DE CURSOS DE MESTRADO DO SENAC - "200 PESQUISADORES AGRADECEM!!"

... gostaria de pedir seu apoio ao abaixo-assinado contra o fechamento dos mestrados no Senac

http://www.petitiononline.com/mestrado/petition.html

Há mais explicações em:
http://mestradosenac.blogspot.com/

AO Ministério da
Educação do Brasil - MEC


Nós que acreditamos no estímulo à pesquisa e na construção do conhecimento no Brasil, viemos por meio desta petição manifestar nosso profundo pesar diante da perspectiva de fechamento dos cursos de Mestrado em Moda, Cultura e Arte, Mestrado em Design, Mestrado em Gestão integrada em saúde do trabalho e meio ambiente no Centro Universitário SENAC- São Paulo.

O esforço de mais de 200 pessoas (entre professores, mestrandos e mestres) em criar uma nova perspectiva de pesquisa no Brasil foi ignorado tornando ainda mais preocupante o gravíssimo problema da precária quantidade de mestres formados e possíveis futuros doutores no país.

O fato é um desperdício de anos de investimentos públicos e contribuições dos trabalhadores para o sistema S (ao qual o SENAC pertence) e por meio de agências de fomento. Ficam paralisadas pesquisas pioneiras e únicas na América Latina. Um patrimônio intelectual brasileiro consolidado será abandonado, tendo em vista que o conhecimento produzido não será aproveitado e nem desenvolvido por futuros pesquisadores. O país perde em produção intelectual e em formação de profissionais críticos em áreas em crescimento.


Os programas foram constituídos com um corpo docente comprometido com a produção acadêmica e mais de 100 mestres foram formados e outra centena desenvolve seus projetos pioneiramente em áreas fundamentais para modernização do Brasil. Os participantes já contam com publicações e participação em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Todos são recomendados pela CAPES/MEC.

O que isso significa?
Que os cursos de mestrado em Design, Moda e Gestão Integrada poderão não existir mais.
Que o país regride e caminhando a passos largos rumo a mediocridade em setores que em plena expansão no mundo como Moda, Design e Gestão Integrada.
Se não existe pesquisa, por conseqüência teremos cursos de técnicos precários, cursos de graduação medíocres, resultando em atraso e prejuízo ao desenvolvimento de todos brasileiros.

O que isso causa?
Descrédito e perda da credibilidade da instituição SENAC, junto à comunidade acadêmica nacional e internacional, junto ao mercado de trabalho e em relação aos estudantes que, em última instância, pagaram por "um produto com defeito", semeando insegurança e instabilidade, com isso ameaçando as bases do ensino superior no país.

O que se reivindica?
A não-suspensão do ingresso de novos alunos nos programas e a garantia da continuação dos programas.

Por estas razões nós, abaixo assinados, cidadãos, pesquisadores e professores universitários e pessoas que acreditam na educação no Brasil pedimos a apoio de toda sociedade e autoridades para que haja a garantia da continuidade dos programas em nome do estímulo à pesquisa e da construção do conhecimento no país.

http://www.petitiononline.com/mestrado/petition.htm
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails