quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A "VERDADEIRA" INVERSÃO DE VALORES!

"Verdadeira" entre aspas, porque,lógico, é a minha verdade! que pode não ser a sua!
Mas se relembrarmos a ideia de Rousseau! Que disse que a primeira vez que um homem cercou uma porção de terra e afirmou, isto é meu! e nenhum outro homem foi capaz de ir contra tal afirmação!aí começou a exploração do homem pelo homem!

Veremos que hoje os homens que andam se descabelando com a maior crise do capitalismo de todos os tempos,são descendentes deste primeiro homem que cercou a tal da porção de terra! E são estes mesmos homens que propagam a falsa inversão de valores!Fazendo de conta que não enxergam as causas reais dos problemas!

Os falsos moralistas que acreditam que a educação está ruim porque não é como era antigamente,por exemplo!Sim,eles prefeririam que fosse como antigamente!Uma educação opressora,repressora,hipócrita,castradora,alienante...e sem espaços para o diálogo, para as conversas francas! por que assim era muito mais fácil dominar! explorar!
Esquecem-se que o mundo mudou,que a tecnologia,a ciência evoluiram!que as crianças e jovens não são quase nada parecidos com os de antigamente,e que portanto a escola que ainda mantém traços fortes da idade média, nada mais tem em comum com nossa época!

Quando as pessoas param de usar seus neurônios, e esperam que outros façam isso por elas! aí sim a falsa inversão de valores impera! porque infelizmente as causas verdadeiras que originam os problemas sociais, por exemplo, ficam nebulosas,
escondidas debaixo da ganância, da injustiça , da desumanidade de alguns que preferem que muitos sofram, ao invés deles verem-se prejudicados!

"O homem é o lobo do homem" como disse Tomaz Hobbes

NADIA STABILE - 29/10/08

terça-feira, 28 de outubro de 2008

DEPENDÊNCIA DO GOVERNO - EÇA DE QUEIRÓS

"Diz-se geralmente que, em Portugal, o público tem ideia de que o Governo deve fazer tudo, pensar em tudo, iniciar tudo: tira-se daqui a conclusão que somos um povo sem poderes iniciadores, bons para ser tutelados, indignos de uma larga liberdade, e inaptos para a independência. A nossa pobreza relativa é atribuída a este hábito político e social de depender para tudo do Governo, e de volver constantemente as mãos e os olhos para ele como para uma Providência sempre presente."

Eça de Queirós, in 'Cartas de Inglaterra'

FONTE:CITADOR:
http://citador.weblog.com.pt/

PETIÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DE CURSOS DE MESTRADO DO SENAC - "200 PESQUISADORES AGRADECEM!!"

... gostaria de pedir seu apoio ao abaixo-assinado contra o fechamento dos mestrados no Senac

http://www.petitiononline.com/mestrado/petition.html

Há mais explicações em:
http://mestradosenac.blogspot.com/

AO Ministério da
Educação do Brasil - MEC


Nós que acreditamos no estímulo à pesquisa e na construção do conhecimento no Brasil, viemos por meio desta petição manifestar nosso profundo pesar diante da perspectiva de fechamento dos cursos de Mestrado em Moda, Cultura e Arte, Mestrado em Design, Mestrado em Gestão integrada em saúde do trabalho e meio ambiente no Centro Universitário SENAC- São Paulo.

O esforço de mais de 200 pessoas (entre professores, mestrandos e mestres) em criar uma nova perspectiva de pesquisa no Brasil foi ignorado tornando ainda mais preocupante o gravíssimo problema da precária quantidade de mestres formados e possíveis futuros doutores no país.

O fato é um desperdício de anos de investimentos públicos e contribuições dos trabalhadores para o sistema S (ao qual o SENAC pertence) e por meio de agências de fomento. Ficam paralisadas pesquisas pioneiras e únicas na América Latina. Um patrimônio intelectual brasileiro consolidado será abandonado, tendo em vista que o conhecimento produzido não será aproveitado e nem desenvolvido por futuros pesquisadores. O país perde em produção intelectual e em formação de profissionais críticos em áreas em crescimento.


Os programas foram constituídos com um corpo docente comprometido com a produção acadêmica e mais de 100 mestres foram formados e outra centena desenvolve seus projetos pioneiramente em áreas fundamentais para modernização do Brasil. Os participantes já contam com publicações e participação em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Todos são recomendados pela CAPES/MEC.

O que isso significa?
Que os cursos de mestrado em Design, Moda e Gestão Integrada poderão não existir mais.
Que o país regride e caminhando a passos largos rumo a mediocridade em setores que em plena expansão no mundo como Moda, Design e Gestão Integrada.
Se não existe pesquisa, por conseqüência teremos cursos de técnicos precários, cursos de graduação medíocres, resultando em atraso e prejuízo ao desenvolvimento de todos brasileiros.

O que isso causa?
Descrédito e perda da credibilidade da instituição SENAC, junto à comunidade acadêmica nacional e internacional, junto ao mercado de trabalho e em relação aos estudantes que, em última instância, pagaram por "um produto com defeito", semeando insegurança e instabilidade, com isso ameaçando as bases do ensino superior no país.

O que se reivindica?
A não-suspensão do ingresso de novos alunos nos programas e a garantia da continuação dos programas.

Por estas razões nós, abaixo assinados, cidadãos, pesquisadores e professores universitários e pessoas que acreditam na educação no Brasil pedimos a apoio de toda sociedade e autoridades para que haja a garantia da continuidade dos programas em nome do estímulo à pesquisa e da construção do conhecimento no país.

http://www.petitiononline.com/mestrado/petition.htm
l

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

GOVERNO LULA ESCOLHE SEU LADO: O DE BRILHANTE USTRA



Celso Lungaretti (*)


Se ainda havia alguma dúvida quanto à posição do Governo Lula diante da ditadura de 1964/85 e as atrocidades por ela cometidas, está dirimida: coloca-se mesmo ao lado dos totalitários.

Quem fala por Lula é o ministro das Minas e Energia Edison Lobão, que acaba de fazer rasgados elogios ao período de arbítrio, questionando até seu caráter de uma verdadeira ditadura; e o ministro da Defesa Nelson Jobim, que se manifesta e age como porta-voz no governo dos contingentes mais retrógrados das Forças Armadas.

Tarso Genro e Paulo Vannuchi, respectivamente ministro da Justiça e secretário nacional de Direitos Humanos, sofreram uma derrota acachapante, com a decisão tomada pela União de assumir a defesa dos ex-comandantes do DOI-Codi/SP, Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir dos Santos Maciel, no processo que lhes-é movido pelos procuradores federais Marlon Weichert e Eugênia Fávero.

Os procuradores pleitearam a responsabilização pecuniária desses militares da reserva pelas mortes e sevícias ocorridas durante o período de 1970/76, quando estiveram à frente daquele centro de torturas. Ou seja, que fossem declarados culpados pelos crimes e práticas hediondas cometidos sob seu comando e repusessem tudo que a União despendeu em reparações a suas vítimas.

Dos 6.897 cidadãos que passaram pelas garras do DOI-Codi/SP, a grande maioria sofreu as torturas de praxe (espancamentos, choques elétricos, pau-de-arara, afogamento, asfixia, etc.), acrescida de uma exclusividade do local: a cadeira-do-dragão, cujos assento e encostos para os braços e cabeça eram revestidos de metal, para aumentar a potência das descargas que a vítima, amarrada, recebia. Vladimir Herzog foi um mártir brasileiro bestialmente assassinado na cadeira-do-dragão.

A União tinha três caminhos a escolher: entrar no processo ao lado dos procuradores, permanecer neutra ou tomar a defesa dos carrascos. Fez uma escolha inconcebível e inaceitável, até porque contradiz frontalmente toda a legislação internacional subscrita pelo Brasil e as recomendações da ONU. O Governo Lula nos tornou párias da civilização.

Em sua defesa dos carrascos, a Advocacia Geral da União invocou a anistia autoconcedida pela ditadura no ano de 1979, que nada mais representou do que um habeas-corpus preventivo para quem sabia ter incidido em assassinatos em massa (incluindo as mortes durante as sessões de tortura e a execução a sangue-frio de prisioneiros que estavam sob a guarda do Estado), sevícias as mais brutais, sequestros (até de crianças!), estupros, ocultação de cadáveres e outras abominações.

A TORTURA ERA REGRA, NÃO EXCEÇÃO - Esta evolução dos acontecimentos, entretanto, está longe de ser inesperada, vindo ao encontro do que escrevi quando Genro e Vannuchi promoveram uma audiência pública para discutir a punição dos torturadores, no final de julho.

Lula, por meio de Jobim, desautorizou qualquer iniciativa do Executivo no sentido da revogação da Lei da Anistia.

Genro tentou maquilar a derrota como vitória, propondo que fossem abertas na Justiça ações contra os ex-torturadores, acusando-os de terem cometido crimes comuns. Segundo ele, as atrocidades não se tipificavam como crimes políticos e, portanto, ficavam de fora do guarda-chuva protetor da Lei da Anistia.

De imediato, eu adverti que:
* a tortura nunca fora um excesso cometido por meia-dúzia de aloprados nos porões, mas sim uma política de Estado que, embora não assumida formalmente, nem por isso deixara de ser menos efetiva, tendo sido implementada com a concordância ou a omissão de toda a cadeia de comando;
* que o atalho proposto por Genro impediria a responsabilização dos mandantes, permitindo apenas o enquadramento dos executantes;
* que daria aos acusados uma forte arma de defesa, pois eles argumentariam exatamente que estavam apenas cumprindo ordens;
* que não representaria a verdadeira justiça, ficando-se longe de passar o período realmente a limpo; e
* que o caminho judicial seria tão longo e os recursos protelatórios à disposição dos réus, tantos, que poucos deles (ou nenhum) acabariam recebendo a sentença definitiva em vida.

Audir dos Dantos Maciel morreu nesse meio-tempo. Brilhante Ustra, septuagenário, já sofreu crises cardíacas.

E as tentativas de contornar-se a Lei da Anistia, doravante, terão como adversária a União, que oficializou sua posição de endosso à impunidade dos carrascos.

Então, fica cada vez mais evidenciado que não se fará justiça sem suprimir-se mais este entulho autoritário. A anistia de 1979 tem de ser revogada, em nome das vítimas da ditadura mais brutal que o Brasil já conheceu e de nosso auto-respeito como Nação. Que se levante a bandeira correta e justa, de uma vez por todas!

Quanto a Genro e Vannuchi, a dignidade impõe que se afastem de um governo que os desautoriza a cada momento.

Assim como a dignidade impõe ao presidente Lula que renuncie à pensão de prejudicado pela ditadura que vem recebendo há décadas e restitua cada centavo aos cofres públicos.

Por uma questão de coerência: quem se alinha com os déspotas, moralmente não merece reparação de vítima. É o mesmo caso do Cabo Anselmo.
* Celso Lungaretti, 58 anos, é jornalista, escritor e ex-preso político. Mantém os blogs O Rebate, em que disponibiliza textos destinados a público mais amplo; e Náufrago da Utopia, no qual comenta os últimos acontecimentos.
http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/

"SE LOURENÇO DIAFÉRIA ESTIVESSE VIVO!"...e visse as coisas que estão acontecendo!...

















Lourenço Diaféria,jornalista e escritor,na década de 70, foi preso pelo regime militar,por ter escrito uma extraordinária matéria sobre um sargento que salvou uma criança das garras das ariranhas no zoológico de Brasília,porém o sargento não sobreviveu as mordidas desses animais!
Ricardo Kotsho comenta que : "Os militares não gostaram do seu texto porque Diaféria escreveu que o sargento merecia mais o título de herói do que o Duque de Caxias, patrono do Exército."
Agora Eduardo Srur,artista plástico,está fazendo em São Paulo,uma intervenção urbana,colocando coletes salva-vidas em 15 monumentos estratégicos da cidade!
Se Diaféria visse isso,talvez pensasse o mesmo que eu...
Alguns personagens desses monumentos nunca salvaram nada nem ninguém...entretanto
alguém está tentando salvá-los! Mas e nós!? onde estão nossos coletes salva-vidas!?
Nadia Stabile - 23/10/08

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

mastigadinhos

Instruções:
engula como quiser

Na idade média as famílias manufaturavam produtos.Os filhos aprendiam fazendo com seus pais e avós.

A mamãe pássaro vomita alimentos nos bicos de seus filhotes.Num certo dia,o passarinho aprende a voar e a mamãe lhe expulsa do ninho,ou não exatamente nesta ordem. Já pensou passar a vida toda se alimentando do vômito de seus pais!?

Ter a verdadeira humildade, a intelectual,e tentar decifrar as pessoas e fatos que nos rodeiam como enigmas da Efígie!

Me coloco no teclado só quando as ideias explodem! se as consequências serão tão catastróficas...???
Não sei,nem imagino, mas se este blog chama-se pichações....até que sou coerente!

Achei esta frase: "o segredo é um livro aberto", a autora da frase é Rosane Chon Chol. E se o livro estiver fechado!? muitos livros fechados...ou a escrita invertida de Leonardo Da Vinci!?...por que Da Vinci escrevia ao contrário?

No início da humanidade não existiam escolas , nem universidades.

Dê muitas ideias a um amigo empreendedor e o assassine!

Uma obra de arte é imortal porque mesmo sendo destruída,ainda assim sobrevive na alma de quem a vivenciou.

O gênero macho em quase todas as espécies é aquele que conquista, que vai atrás da fêmea!
até o pavão que se exibe com toda aquela plumagem coloridíssima, só está querendo mesmo é conquistar as fêmeas! talvez seja por isso que se dermos tudo mastigadinho para os machos...
eles negarão a raça!

A filosofia hacker não mastiga nada, te dá pedaços inteiros pra você descobrir como se digere!



E ainda sobre mastigadinhos...o beijo de língua foi inventado graças ao alimento mastigadinho que as mães davam a seus filhotes, quando ainda não existia liquidificador! e o poeta Cazuza sabia disto! segredos de liquidificador! língua na orelha!

(...) uma afirmação tipicamente

foucaultiana, porém escrita por Michel Schneider:

A assinatura, a singularidade dos

nomes é uma ilusão moderna que

encobre o fato de que cada autor é

muitos autores e que aquilo que

constitui a literatura é muito mais a

cadeia de repetições e a sucessão de

formas impessoais do que o eco

repercutindo nomes próprios. Escrever

é perder o poder de dizer «eu». Virar

autor, auctor, é propriamente dispor-se

a servir as palavras, acrescer (augere)

seu império. (Schneider, 1990:73).

(fragmento do livro "Para Ler Michel Foucault",

de "CRISOSTON TERTO VILAS BOAS")


Mastigar, mastigar...querer socar na cabeça dos alunos coisas que nunca lhe interessaram!


Aprender ficar quieto no nosso canto e não subestimar a inteligência alheia.

Haveriam mais mastigadinhos, mas minha mandíbula cansou.

O melhor prato é o apetite, meu avô dizia isso. e os pratos que comemos na infância são os melhores! Será que todas as mães são excelentes cozinheiras!?

Os mapas das minas, e dos tesouros escondidos, são coisas que sempre deslumbraram o ser humano!

"elibats aidan"
2008/10/22

sábado, 18 de outubro de 2008

O INÓSPITO...E CADA UM COM SEUS "GUAIS"

Por que nascemos onde nascemos? uma família cheia de inospitalidades!?
Uma eterna inadaptação ao meio,
às pessoas que nos rodeiam!?

Isto é normal? natural!? comum!?
O macaco aranha que nasceu na floresta
amazônica e que vê-se obrigado a entrar na disputa por

um buraco de lama com os porcos selvagens e com outros animais... tem que ser esperto para não ser caçado por seus predadores felinos...a lama é um de seus "alimentos" vitais! sem ela sua dieta de
vegetais altamente tóxicos o mataria!
Este macaco,assim como muitos outros vive nas alturas,

mas quando tem de descer,aproveita
e já ingere muito mais lama do que o necessário...

que seria revestir as paredes de seus intestinos com argila,para que os venenos presentes nos vegetais amazônicos, não sejam absorvidos por seus intestinos! mas os cientistas não descobriram ainda porque estes macacos comem tanta lama de uma vez só! talvez possa ser pelo medo de ter de voltar lá mais vezes e sofrer o stress de ser comido por um felino! ou não!?
Este seria um dos "guais" destes macacos! que apesar dele ter se adaptado ao meio...ainda assim existem "guais"...esta expressão é bem antiga! minha mãe a dizia!!
Quando temos de padecer com certas coisas chatas, desagradáveis, como por exemplo ficar sem poder dormir para ter de cuidar de um filho recém nascido ou de um filho doente!
Falando em filhos, imagine uma criança asmática ou que sofre de rinite alérgica, nascer na casa de pais fumantes!
Imagine agora os "guais" que esta criança terá de passar neste lar totalmente inóspito a ela!
"guais" acontecem em qualquer idade,e a inospitalidade existe em qualquer meio deste nosso planeta!
Se formos pensar na história da educação democrática, veremos que A.S.Neill ,em Summerhill,educava,também,crianças que não suportaram seus "guais", ou que eram "guais" demais para seus pais! A inadaptação está aí!! sem sombra de dúvidas!
Já Janus Korczak ,em Varsóvia,com seu "orfanato",educava crianças que haviam perdido seus pais! e que portanto...se não tivessem encontrado Korczak,teriam passado por muitos outros piores "guais".
Vemos que a educação quase sempre assemelha-se à lama que os macacos aranha teem de ingerir pra poder sobreviver!
Imaginem se esta lama estiver envenenada também!?
Imagine um educador que diz amar suas crianças e que faz suas crianças serem envenenadas dia a dia! ou com substâncias concretas, como a fumaça de cigarro, ou com "substâncias" abstratas,
como uma ideologia totalmente desumana!?
Acho que esta questão está além da moralidade! é uma questão humana, ética!
Porque se todos passamos por "guais"...porque temos de causar mais "guais" aos outros!?

Nadia Stabile - 18/10/08

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"MORADORES"?...DE RUA!? se homens e mulheres de verdade fazem o meio!!...quem somos nós ? que achamos normal pessoas morando nas ruas?







DIÁRIO DE UM CARROCEIRO (clique aqui)










Diário dum Carroceiro

CAAC – Centro de Artes Alternativas e Cidadania

1º texto de teatro escrito por pessoa em situação de rua em circuito profissional

O CAAC – Centro de Artes Alternativas e Cidadania, ONG sem fins lucrativos, fundada em 2000, estréia em 07 de outubro de 2006 seu primeiro espetáculo profissional.

Escrito por Tião Nicomedes, aluno do CAAC desde 2003, o monólogo teatral é dirigido por Iara Brasil.

A peça escrita por Tião Nicomedes, autor do texto que hoje vive na locação provisória (Projeto da prefeitura para a população de rua), é um monólogo que narra a odisséia de um carroceiro nas ruas do centro de São Paulo durante o período das festas de fim de ano, sua critica política a partir de seus próprios conflitos para a sobrevivência trazem ao publico o olhar da cidade por aqueles que não tem acesso aos bens da cidade.

O ator A. C. (Antonio Carlos Deniggro) que vem no

circuito alternativo representando textos de autores

como Mario Bortoloto a Ronaldo Ciambroni, atuou na Rede Record no programa Turma do Gueto e na Novela METARMOPHOSES, na Rede TV em Vila Maluca.

A metodologia da direção de Iara Brasil que se engajou nesta proposta, traz ao espetáculo uma visão Brechtiniana fortalecendo o foco social e político das pessoas em situação de rua, tendo também como meta um resultado artístico que dê visibilidade à população de rua com dignidade. A equipe fez um trabalho de campo acompanhados por Max Um: foram em albergues, casas de convivência, se aproximando da realidade da exclusão social paulistana.

A idéia de montar um texto, de um novo autor com uma visão critica da cidade de São Paulo, além do compromisso com a causa na qual este projeto se estabelece, buscou a pesquisa sobre a “Voz da Dramaturgia Brasileira”, coordenada por Max Mu em mutirões habitacionais, aldeias indígenas, Quilombos e Movimento Sem Terra, visando trazer ao público obras onde a “Voz” das pessoas mais distantes dos mecanismos de produção cultural possam ser amplificada por produções profissionais e que tragam ao público a reflexão social.

O autor, Tião Nicomedes, já escreveu uma peça chamada “Bonifácil Preguiça” com um elenco de pessoas do albergue que o CAAC apoiou na supervisão de direção. Durante as oficinas que dava no Albergue Arsenal da Esperança, Tião também participou de duas outras montagens do CAAC em 2003 e 2004, e em 2005 deu oficinas de arte com sucata. Participou em diversos eventos com seus bonecos de mamulengo.


FONTE:www.fabricasaopaulo.com.br/articles.php?id=303

Animação sobre a recuperação por "abuelas de plaza de mayo" de netos sequestrados durante a última ditadura argentina -década de 70

Chávez exalta figura de Che Guevara no aniversário da morte do revolucionário



Há 5 horas

CARACAS (AFP) — O presidente venezuelano, Hugo Chávez ,exaltou a figura do falecido guerrilheiro argentino-cubano Che Guevara por ocasião dos 41 anos de sua morte.

"Que viva sempre o combatente infinito! Viva o Che!", proclamou Chávez ao inaugurar um foro de economistas internacionais reunidos na quarta-feira na Escola Nacional de Planejamento, em Caracas.

"Che morreu por suas idéias. Sejamos como o Che!", acrescentou.

Na ocasião, Chávez anunciou que, em homenagem a Guevara, todo dia 8 a Venezuela comemorará o "Dia da Medicina Integral Comunitária".

O lendário guerrilheiro foi feito prisioneiro em 8 de outubro de 1967 na Bolívia - onde tentou infrutiferamente criar um movimento insurgente - e foi morto um dia depois por um efetivo do exército boliviano.

FONTE: http://afp.google.com/article/ALeqM5gyw7bPgFMXPOllR1NFVmPscbaCWw

SARAU PARA TODOS - NOVO BLOG -VÍDEO DE AUTORIA DE NADIA STABILE - MÚSICA XIQUE-XIQUE DE TOM ZÉ E ZÉ MIGUEL WISNIK (clique aqui)

ESCOLA POLITEIA!!! Nasce em São Paulo uma Escola que une Inovação e Qualidade

ESCOLA POLITEIA

Já estão abertas as matrículas para a Escola Politeia, inovador projeto pedagógico para o segundo ciclo do Fundamental, com sede em uma ampla casa ao lado do Parque da Água Branca.

O projeto da escola, que começa a funcionar em 2009, foi desenvolvido pela Associação Politeia em parceria com a escola Teia Multicultural, voltada para o Infantil e Fundamental 1, localizada do outro lado do Parque da Água da Branca.

Na Escola Politeia os estudantes participam da gestão e constroem suas trilhas de aprendizagem, compartilhando conhecimentos e responsabilizando-se gradualmente por si e pela comunidade. O objetivo é formar pessoas felizes, socialmente responsáveis e autônomas para construir seus projetos de vida.

Na Politeia, o papel tradicionalmente exercido pelo professor foi transformado no sentido de que ele se torne um educador, um mentor e orientador, que ouve, incentiva e busca novas formas de aprender. Em trilhas planejadas conjuntamente por educadores e estudantes, são realizados projetos de pesquisa que abrem a escola para a cidade, aproveitando as muitas riquezas históricas e culturais e os múltiplos saberes que constroem São Paulo.

Se, de um lado, a escola nasce com o firme propósito de se vincular e cooperar com o seu entorno para garantir processos de aprendizado contextualizados e significativos, de outro, com a participação da Politeia em redes mundiais de escolas do mesmo tipo, o aprendizado do inglês, de outras línguas e culturas estrangeiras, será vivido com interesse e intensidade.

Em turmas pequenas, a atenção é individualizada, os diferentes ritmos e estilos de aprender são estimulados e o desenvolvimento pessoal é garantido de modo integral – intelectual, afetivo, social e físico. Para isso, foi desenvolvido um sistema de avaliação contínuo e reflexivo.

A formação de cidadãos com visão crítica alicerçada em valores universais é alcançada pela vivência diária na comunidade escolar. Para que aprendam a respeitar as diferenças, argumentar e assumir responsabilidades, os estudantes têm voz ativa na gestão escolar e nos caminhos de aprendizagem individuais e coletivos

Innovation and Quality – A New School is Born in São Paulo

PUBLICAÇÃO VIRTUAL
Educação Democrática: experiências, desafios e perspectivas - 15ª IDEC
Democratic Education: Experiences, Challenges and Perspectives - 15th IDEC?
http://www.politeia.org.br/tiki-index.php

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