terça-feira, 29 de janeiro de 2008










O extraordinário
Hamilton Naki
1926 - 2005

Cirurgião sul-africano. Nasceu em 26 de junho de 1926 em Ngcingane, em Eastern Cape (Cabo Oriental), numa família negra pobre. Aos 14 anos foi para a Cidade do Cabo onde empregou-se como jardineiro da Universidade da Cidade do Cabo. Robert Goetz o selecionou para trabalhar com os animais do laboratório da faculdade de medicina. Auxiliando as cirurgias em animais, suas habilidades técnicas foram sendo observadas e conseguiu uma permissão especial para permanecer nas pesquisas do laboratório. Fez parte da equipe liderada pelo cirurgião sul-africano Christiaan Barnard que realizou o primeiro transplante de coração do mundo no Groote Schuur Hospital, na África do Sul, em 1967. Devido às leis de apartheid da época, o nome de Hamilton Naki não foi divulgado na mídia. Embora formalmente jardineiro, recebia como auxiliar de laboratório, a maior remuneração que a legislação permitia à universidade lhe pagar. Após sua aposentadoria, foi para um asilo de jardineiros. Recebeu a National Order of
Mapungubwe em 2002 e a graduação honorária em Medicina pela Universidade da Cidade do Cabo, em 2003. Faleceu em 29 de maio de 2005.
*Hamilton Naki,um grande exemplo e testemunho de que o sistema universitário precisa transformar-se urgentemente!
O meio acadêmico poderia incluir pessoas que possuem incríveis talentos,e que comumente não podem desenvolver-se!
Agora eu poderia citar a frase de Rui Barbosa sobre o triunfo das nulidades,mas não farei! prefiro propor algo novo!
prefiro citar Ivan Illich!que idealizou que a tecnologia,a ciência,o conhecimento enfim,devem ser totalmente socializados!
*leia: "Desescolarização a Sociedade" Ivan Illich
nadia stabile - 29/01/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails