terça-feira, 1 de abril de 2008


Estudantes querem
reconstruir sede
da UNE e Ubes
incendiada pelo
regime de 64

31/03/2008

Nesta quinta-feira (3), estudantes do Brasil realizam ato pela reconstrução da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). A manifestação dos estudantes acontece no Salão Nobre da Câmara dos Deputados às 10h.

Há 44 anos, o movimento estudantil sofreu duro golpe: o regime militar metralhou, invadiu e incendiou a sede da UNE e da Ubes na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Mais tarde, em 1980, a ditadura já enfraquecida fez questão de demolir o prédio das entidades, não bastassem as perseguições, torturas e assassinatos de estudantes durante esse lamentável período da história do País.

As entidades recuperaram recentemente o terreno, ocupando o lugar após uma grande passeata realizada em 1º de fevereiro de 2007. Os estudantes se mantiveram acampados ali e, posteriormente, as entidades venceram na Justiça a disputa contra um estacionamento ilegal que havia se apoderado do local.

Depois da “volta pra casa”, os estudantes agora querem a reconstrução de suas sedes e de um Centro Cultural. O projeto foi doado às entidades pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

http://www.cut.org.br/site/start.cut?infoid=17118&sid=22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails