domingo, 22 de julho de 2007







"...Sem mudar a sociedade

não adianta mudar o governo..."


frase de "Betinho" (irmão do Henfil)


cidadania/destaque.swf


A alma da fome é política!
A fome e a miséria terão que estar em todos os debates,
palanques e comícios.
O Brasil tem fome de ética e passa fome em conseqüência da falta de ética na política.
O jovem não é o amanhã, ele é o agora.
Por conter as provas de um jogo injusto é que o orçamento é tão complicado, técnico, oculto, disfarçado, arredio.
Só a participação cidadã é capaz de mudar o país.
Não sou otimista babaca, mas otimista ativo.
Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.
Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade.
O que nos falta é a capacidade de traduzir em proposta aquilo que ilumina a nossa inteligência e mobiliza nossos corações: a construção de um novo mundo.
Quando uma sociedade deixa matar crianças é porque começou seu suicídio como sociedade.
Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.
A democratização das nossas sociedades se constrói a partir da democratização das informações, do conhecimento, das mídias, da formulação e debate dos caminhos e dos processos de mudança.
A terra e a democracia aqui não se encontram. Negam-se, renegam-se. Por isso, para se chegar à democracia é fundamental abrir a terra, romper essas cercas que excluem e matam, universalizar esse bem, acabar com o absurdo, restabelecer os caminhos fechados, as trilhas cercadas, os rios e lagos apropriados por quem, julgando-se dono do mundo, na verdade o rouba de todos os demais.
A luta pela democracia é que desenvolve o mundo e ela se constrói com e através da comunicação.(...)

"O pioneirismo de Betinho,
através do Ibase ,
no acesso à Internet!"
O Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) foi fundado em 1981 por dois companheiros de exílio, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o economista Carlos Alberto Afonso. Organização autônoma e apartidária, o Ibase sempre teve como um de seus objetivos a disseminação de informações para a sociedade civil. Isso incluía a democratização do acesso às redes de computadores no país.

Em meados da década de 80, o Ibase integrou-se a um projeto internacional chamado Interdoc. Sua finalidade era o uso do correio eletrônico para o intercâmbio de informações entre ONGs (organizações não-governamentais) de todo o mundo. Participavam do projeto dezenas de entidades da África, América Latina, Ásia e Europa. Contudo, o uso desse sistema ainda era extremamente caro. Fazia-se necessário encontrar meios alternativos para facilitar essa conexão internacional e reduzir os custos de comunicação.
Em 1989, o Ibase, em parceria com o Institute for Global Communications (IGC), dos Estados Unidos, e com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de outras agências internacionais, colocou em operação o Alternex, um serviço internacional de mensagens e conferências eletrônicas pioneiro no país. Através do Alternex era possível trocar mensagens com diversos sistemas de correio eletrônico de todo o mundo, incluindo a Internet. O Alternex foi, portanto, o primeiro serviço brasileiro de acesso à Internet fora da comunidade acadêmica. Em maio de 1990, um consórcio de entidades civis de diversos países, incluindo o Ibase, fundou a Associação para o Progresso das Comunicações (APC). O objetivo era apoiar o desenvolvimento de sistemas de troca de informações via computador e facilitar a conexão internacional desses sistemas.
Com a proximidade da ECO 92, conferência da ONU sobre meio ambiente a realizar-se no Rio de Janeiro, surgiu uma questão: como permitir a participação de milhares de entidades que não pudessem vir ao Brasil? O Ibase apresentou um projeto de uma rede de computadores que usaria a estrutura da Alternex para se conectar à rede da APC e à Internet. Este projeto, aprovado pela ONU, foi extremamente bem sucedido e permitiu que centenas de ONGs, pesquisadores e jornalistas pudessem estar virtualmente presentes às discussões da ECO 92.
O Ibase teve, portanto, através do Alternex, um papel pioneiro no desenvolvimento dos serviços de acesso à Internet no Brasil fora do meio acadêmico.
(...)
http://www.internetnobrasil.net/index.php?title=Introdu%C3%A7%C3%A3o


Beija FLor - Betinho

Sinal Fechado - Betinho - IBASE - video produzido durante a campanha da ação da cidadania contra a fome e pela vida. (década de 90)

http://www.ibase.br/index.php - Portal do IBASE - "Betinho"(IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas)

Sobre Aids e Betinho
eno190820032.htm
INTERNET Desafios para a inclusão digital no terceiro setor
Nadia Stabile - 21/07/07





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails