quinta-feira, 26 de julho de 2007

















Os inumeráveis estados do ser

Nise da Silveira buscou na mitologia o significado dos desenhos de seus pacientes.


NISE DA SILVEIRA,grande brasileira,nascida em Maceió, Estado de Alagoas, em 1905. Formada em medicina pela "Faculdade de Medicina da Bahia" em 1926.
Ela buscava um embasamento teórico para suas pesquisas. Encontrou respostas na obra do poeta francês "Antonin Artaud" (1896-1948), que estivera internado por vários anos. Uma frase dele sobre um pintor surrealista lhe deu a chave para o que realmente era a esquizofrenia. "O ser tem estados inumeráveis e cada vez mais perigosos." Nise adotou a expressão 'os inumeráveis estados do ser', que virou inclusive título de um de seus livros.
Ela se fundamentou também em outro pilar: os trabalhos de "Carl Gustav Jung". Em 1954, ela enviou ao suíço fotos de obras de seus pacientes. Três semanas depois, recebeu uma carta agradecendo pelos desenhos. A recorrência de mandalas nos trabalhos dos doentes marcou Jung. Conhecida desde a antiguidade como símbolo mágico, ela representa o self, conceito junguiano ligado à unidade da psique. Assim como o corpo aumenta a temperatura em caso de infecção, a mente do esquizofrênico -- esquizo significa cisão e frenes, pensamento busca através da mandala reencontrar sua unidade.
Jung e Nise tornaram-se colaboradores. Certa vez, ele perguntou se ela já havia estudado mitologia. "Não", respondeu. "Então estude. Senão, a senhora não vai conseguir compreender os desenhos de seus pacientes." Nise seguiu o conselho e constatou que, embora eles fossem pessoas em sua maioria simples e sem cultura geral, os mitos apareciam com freqüência em seus desenhos. A explicação, segundo a psicologia junguiana, é aquilo que se chama de inconsciente coletivo. "Dois mil anos de cristianismo representam apenas a superfície", disse Nise à CH em 1987. "Nos profundos labirintos da psique vivem ainda os deuses pagãos."(...) CONTINUA:

SITIO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE
Nadia Stabile - 26/07/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails