skip to main |
skip to sidebar
Maria Alice Vergueiro,
a atriz do Teatro do
Ornitorrinco
Lírio do Inferno: uma releitura
musical de Brecht,
Weill e Eisler
Em seu recém lançado blog Lírio do Inferno, a atriz de teatro Maria Alice Vergueiro promove um projeto musical insólito cujo modelo de distribuição poucos artistas (e muito menos as gravadoras) ainda encarariamnos dias de hoje: a disponiblização para audição edownload gratuito de um disco inédito com 21 canções de autoria do dramaturgo alemãoBertolt Brecht com seus compatriotas Kurt Weill e Hans Eisler adaptadas para o português.
A “atriz que canta” Maria Alice (ela própria não se diz cantora) é acompanhada pelo violão de Alessandro Penezzina maioria das faixas, além das participações aopiano dos músicos Demian Pinto e Carlos Blauth.Há ainda faixas extras com gravações antigas,ainda inéditas, da atriz acompanhada pelo pianistaportuguês Mario Laginha, quando este tinha18 anos, no fim da década de 70.
A maioria das canções são de diversas épocas,dos anos 30 ao pós-Segunda Guerra Mundial, e foram traduzidas do alemão e adaptadas ao português por Luiz Roberto Galízia, Tatiana Belinky, Catherine Hirsh, Cacá Rosset e a própriaMaria Alice. Por sinal, esse cancioneiro está presente há mais de três décadas nasperformances musicais que a artistaexecutou em diversos trabalhos ligadosà obra do Brecht.
As letras e os aúdios de todas as músicas podem ser conferidos na íntegra no blog, que será constantemente atualizado comdepoimentos, notícias e vídeos inéditos dacarreira da atriz. E em breve o Sovaco de Cobra irá iniciar uma série de resenhas críticas sobre as 21 faixas do projeto, analisando as músicas, letras originais e versões e seus respectivos contextos (históricos, teatrais, musicais, etc.). Aguardem!
P.S.: Mais informações sobre o lançamento de Lírio do Inferno estão nesta notícia do G1 da Globo.http://www.sovacodecobra.com.br/2007/07/lirio-do-inferno-uma-releitura-musical-de-brecht-weill-e-eisler/http://liriodoinferno.wordpress.com/(BLOG DE MARIA ALICE VERGUEIRO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário