domingo, 16 de setembro de 2007












Manifestantes pedem


cassação de Renan


e voto aberto em SP

DÉBORA PRADO


Colaboração para a Folha Online


Os organizadores do protesto contra a absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) reuniram na tarde deste sábado de 150 a 200 pessoas na avenida Paulista, segundo estimativas da Polícia Militar.

Com a adesão dos motoristas que passavam pelo local, os presentes seguravam cartazes com os dizeres "Ética Já", "Vergonha" e "Fora Renan" em frente ao prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Eles circulavam entre os carros parados no semáforo para distribuir os 4.000 panfletos preparados para a ocasião.
A idéia do protesto começou a ser divulgada na última quarta-feira (12), pela internet, logo após o presidente do Senado ter sido absolvido. Com 40 votos contra cassação, 35 favoráveis e seis abstenções, o plenário mandou arquivar o projeto de resolução que pedia a retirada do mandato de Renan por quebra de decoro.
Segundo um dos dez organizadores do Movimento "Grande Vaia", Mário Arone, o grupo surgiu há cerca de dois meses por meio de uma comunidade em um site de relacionamentos após o acidente com o Airbus da TAM, em 17 de julho.
Voto secreto
O consultor de informática Wagner Marins aproveitou a agitação para divulgar o abaixo-assinado que promove contra o voto secreto no Congresso Nacional, também articulado em um site de relacionamentos.
"Estamos fazendo o abaixo-assinado pelo voto aberto no Senado, recolhendo assinaturas em 13 capitais do país", explica Marins. Segundo ele, até o momento, já foram recolhidas 14.290 assinaturas em São Paulo --sem contar as novas assinaturas obtidas durante a manifestação."Devemos ultrapassar as 15 mil assinaturas depois desta tarde e pretendemos levar o documento para Brasília já na semana que vem, aproveitando o momento de foco sobre o assunto", antecipa o consultor.
"Sem-mídia"
Ainda ontem, cerca de 90 manifestantes, segundo a PM, participaram de ato batizado de "Movimento dos Sem-Mídia", em frente ao prédio da Folha.
Um manifesto --endossado por cerca de 190 pessoas, segundo os organizadore-- foi protocolado na portaria do jornal. O ato durou quase duas horas. "A mídia ataca o governo federal em benefício de seus opositores", discursou o gerente de vendas Eduardo Guimarães, organizador do protesto. 15/09/2007 - 16h51


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u328756.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails