sexta-feira, 19 de outubro de 2007


DITADORES
ODEIAM BLOGS


Passamos por uma enorme revolução da comunicação,a blogosfera,o conjunto de inúmeros blogs
criam uma rede social hiper democrática,onde todos podem interligar-se.

Desde o cara lá da Cidade Tiradentes, até o de Ipanema,ou do jornalista de topo,até pessoas como eu que pretendem escrever sobre algum tema determinado,como educação democrática,por exemplo! Por isso valorizo e fico perplexa com as possibilidades da blogosfera!!

Em 1976 quando cursava a faculdade,não poderia supor o incrível fenômeno que surgiria décadas mais tarde.Acho incrível também,a oportunidade de troca com pessoas de todas as idades! e sei que seria extraordinário se mais pessoas idosas começassem a escrever sobre suas vidas e se integrassem com os mais jovens! Como aprendi estudando educação democrática:
escrever nossa biografia,ou relembrar as coisas que vivemos e aprendemos,tanto nas escolas,como fora delas,só nos faz bem! Assim como refletir sobre nossa vida na meia idade,nos proporciona fôlego pra vivermos com mais dignidade as últimas décadas de nossas vidas!

Plantar uma árvore,ter um filho e escrever um livro,ou talvez um blog, são fatos que fazem parte da vida da maioria de nós,ou pelo menos poderiam...!

O aspecto fundamental que motivou-me a escrever este texto,foi conhecer o fato de que as pessoas "excluídas",já começam a deixar de serem tão excluídas assim!a "teoria da invisibilidade",descrita no livro "Cabeça de Porco" http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/555
lançado em 2005,parece que poderia ser cada vez mais amenizada...pelo menos pela blogosfera,que é um espaço onde todos podem comunicar-se e passarem a ser incluídos,culturalmente e por consequência socialmente!
A cultura Hip-hop,o movimento Afro Reggae, já tem presença certa por aqui! Enfim,graças a união,autonomia,e iniciativa de alguns que abriram caminho para muitos poderem expressarem-se,a web vai cada vez mais se estruturando num meio de comunicação democrático e forte,com suas grossas e bem tramadas teias,que ocupam os vãos da grande rede,a INTERNET.




Nadia Stabile

Um comentário:

  1. Ola novamente!
    Esperimentei por muito tempo a "tecnologia" do blog, e seu "poder", adoro blogs ainda mais de pessoas que tem a visão semelhante a minha... seja na área política, educacional, etc...
    O blog é tão importante que pode ser usado como instrumento de auxílio a qualquer aluno, pois já comprovamos isso... Um aluno, que não revelarei o nome, criou um blog para elogiar sua escola, entretanto esse menino ia muito mal na disciplina de Língua Portugesa, após a criação do blog, ele melhorou seu rendimento, que diga sua professora que ficou abismada com o comportamento, e os benefícios que um simples sistema como esse pode proporcionar a educação...
    Imagine se todos os alunos que tem problemas com a disciplina de língua portuguesa criarem seus blogs?? (Claro que essa metodologia não funciona para todos :P).... Teremos muitos Carlos Drummonds, surgiram novos Fernando Pessoas...
    Esse é minha opinião!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails