sábado, 20 de outubro de 2007

















NELSON MANDELA


E A LIBERDADE

*Não me liguem, eu ligo para vocês.

* George Bush quer tomar posse do petróleo do Iraque.

* Se você olhar esses assuntos, vai chegar à conclusão de que a atitude dos EUA é uma ameaça à paz mundial. É claramente uma decisão motivada pelo desejo de George W. Bush de agradar as indústrias de armas e petróleo dos EUA.

* Aids não é mais só uma doença, é uma questão de direito humano. Como eu fiquei preso com uma sentença de prisão perpétua, as pessoas infectadas pelo HIV vivem com uma condenação para a vida toda. Temos os remédios e as formas de livrar as pessoas desta condenção em mãos. Precisamos agir juntos para fazer esta ajuda chegar as pessoas necessitadas.

* A luta é minha vida.

* Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

http://www.ponteiro.com.br/vf.php?p4=6514

*Nem as grades de uma prisão conseguirão destruir os nossos sonhos.

*O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.

*Sinto-me como um jovem de 50 anos.

*Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.
*Eu faço tudo isso em nome dos principios morais, segundo os quais nao podemos abandonar aqueles que nos ajudaram nos momentos mais sombrios da historia do nosso pais.
www.palmares.gov.br

*Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia.

*Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

*Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar.

*Quando o sangue começa a ferver,é tolice desligar o coração.

NELSON MANDELA

"A luta é minha vida". A frase de Nelson Mandela, nascido em 1918, na África do Sul, resume sua existência. Desde jovem, influenciado pelos exemplos de seu pai e outras pessoas marcantes na sua infância e juventude, Mandela dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial e as injustiças contra a população negra.
Mandela foi o fundador da Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, em 1944, e traçou uma estratégia que foi adotada anos mais tarde pelo Congresso na luta contra o apartheid. A partir daí ele foi o líder do movimento de resistência a opressão da minoria branca sobre a maioria negra na África do Sul.
Hoje, ele ainda é símbolo de resistência pelo vigor com que enfrentou os governos racistas em seu país e o apartheid, sem perder a força e a crença nos seus ideais, inclusive nos 28 anos em que esteve preso (1962-1990), acusado de sabotagem e luta armada contra o governo. Nem mesmo as propostas de redução da pena e de liberdade que recebeu de presidentes sul-africanos ele aceitou, pois o governo queria um acordo onde o movimento negro teria que ceder. Ele preferiu resistir e em 1990 foi solto. Sua liberdade foi um dos primeiros passos para uma sociedade mais democrática na África do Sul, culminando com a eleição de Nelson Mandela como presidente do país em 1994. Um fato histórico onde os negros puderam votar pela primeira vez em seu país.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/exemplos.html
Leia mais sobre Nelson Mandela e a discriminação racial na África do Sul no texto Apartheid, o racismo legalizado.http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/apartheid.html

Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.

*NELSON MANDELA RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DE PAZ EM 1993.
*Ele é uma das duas únicas pessoas de origem não-indiana a receber o Bharat Ratna - distinção mais alta da Índia - em 1990. (A outra pessoa não-indiana é a Madre Teresa de Calcutá.)

*Em 2001 tornou-se cidadão honorário do Canadá e também um dos poucos líderes estrangeiros a receber a Ordem do Canadá.

*Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos controversos, atacando a política externa do presidente estadounidense Bush. No mesmo ano, ele anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a SIDA chamada 46664 - número que lembra a sua matrícula prisional.

*Em Junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Sua saúde tem sofrido abalos nos últimos anos e ele deseja aproveitar o tempo que lhe resta com a família. Fez uma exceção, no entanto, por seu compromisso em lutar contra a SIDA. Naquele mesmo mês ele viajou para a Indonésia, a fim de discursar na XV Conferência Internacional sobre SIDA.

*Em Novembro de 2006, foi premiado pela Anistia Internacional com o prêmio Embaixador de Consciência 2006 em reconhecimento à liderança na luta pela proteção e promoção dos direitos humanos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela


Um comentário:

  1. Eu já sou totalmente contra os EUA, é um país desgraçado... A Visão de seu presidente é o retrato do povo, pois em uma entrevista, o Bush disse:

    "Eu sou um presidente de guerra, e todos sabem disso!"

    Foi quase isso... rsrs


    Tanto que o infeliz desse presidente disse em uma entrevista que teríamos uma 3º Guerra Mundial...

    reportágem em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM744272-7823-PUTIN+VOLTA+A+CRITICAR+OS+EUA,00.html


    Acredito que os movimentos racistas vem da crianção, vem da educação infantil, da educação que a criança recebe da família, por isso devemos ter um cuidado maior com essas pessoas, recem formadas e que precisam ter uma base sólida e indisolúvel... Eu ainda tenho que ler, pesquisar, ver, e ouvir muito sobre os grandes discípulos de Jesus - Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Paulo Freire, entre outros - mas sei que seu trabalho renderam frutos que perpetuam...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails