Ferramenta identifica
potencialidades
da comunidade
Por Paula King
Identificar oportunidades que respondam às necessidades da comunidade, sejam elas na área da saúde, da cultura ou da educação. Ampliar os potenciais da comunidade e desempenhar o papel de articulador de informações sobre o bairro e para o bairro. Esses são alguns dos objetivos do site Bairro Escola, lançado hoje (28/5), no Teatro da Vila, em São Paulo (SP).
“Trabalhamos com arranjos educativos locais que proporcionam conexões que geram novos caminhos educativos. Por isso, utilizamos duas estratégias: a mobilização e a articulação da comunicação por meio deste banco de dados”, esclareceu, durante o lançamento, a diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa. “Não basta mobilizar a comunidade sem uma ferramenta para comunicar as ações e as necessidades locais”, completou.
Com a finalidade de integrar a comunidade e a escola, o novo site visa apoiar a troca de informações. Um alicerce que permitirá que jovens, crianças e adultos, educadores e público no geral atuem ativamente dentro do próprio bairro.
O site Bairro Escola é fruto de uma parceria da Fundação Vanzolini, instituição que promove cursos de especialização e é gerida por docentes do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com a Associação Cidade Escola Aprendiz.
“Hoje, vivemos em uma sociedade muito desintegrada. Moramos um do lado do outro, mas não sabemos o que está acontecendo ao redor”, disse o diretor da Fundação Vanzolini, Mauro Spinolla.
O site foi desenvolvido pelos alunos da segunda turma dos cursos de Gestão de Projetos e Gestão de Projetos em TI, promovido pela Fundação Vanzolini. “Gostamos muito de ter participado do projeto e queremos continuar a parceria. Eu sempre quis ajudar com aquilo que sei e essa foi uma grande oportunidade de aplicar meus conhecimentos”, avaliou Emmerson de Camargo, aluno porta-voz da turma.
Também participaram do evento o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider. “É um projeto de solidariedade e integração que vai ser um exemplo para a cidade de São Paulo. Vim parabenizar o projeto inovador”, declarou o prefeito.
O primeiro bairro que participa desta empreitada é o da Vila Madalena, na zona oeste da capital paulista. No site podem ser encontrados serviços, divididos por categoria e parceiros do bairro, separados por segmento de atividade.
Durante o evento foi anunciado também a inauguração do site da Agência Comunitária de Notícias, uma iniciativa do Aprendiz que veicula informações de interesse da região de Pinheiros com o objetivo de articular uma rede de comunicação local. Todo o conteúdo é produzido por jovens comunicadores, vindos das escolas do bairro. “Somos conhecidos como jovens comunicadores que recebem orientação de jornalistas profissionais”, explicou Isis Mozetic, 17, aluna da Escola Estadual Carlos Maximiliano.
Além disso, foi anunciada a formação do curso de Gestão Comunitária, mais uma parceria da Fundação Vanzolini e o Aprendiz. O curso capacitará gestores públicos para trabalhos comunitários. As aulas estão previstas para começarem no segundo semestre deste ano.
http://aprendiz.uol.com.br/content/nelespiphu.mmp
OPERAÇÃO CONDOR: CORONEL QUE VEIO NO RS SEQUESTRAR UNIVERSINDO DIAS E
LILIAN CELIBERTI TEM NOVA CONDENAÇÃO
-
*A justiça tardou 46 anos mas não falhou, no episódio mais famoso de
aprisionamento de militantes antifascistas estrangeiros em território
brasileiro com...
Há 19 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário