quarta-feira, 7 de maio de 2008























Livro:"Noções de coisas"


de Darcy Ribeiro


Você sabe o que é eletricidade? Já se questionou sobre o motivo pelo qual o planeta Terra gira? Sabe a real importância da Matemática na história da humanidade?
Brasileiro dos mais inquietos que já houve, Darcy Ribeiro expõe neste livro a sua face de sábio. E o faz não porque exiba os conhecimentos de uma vida dedicada ao estudo e à observação, mas exatamente porque se põe, irreverente e prático, questionando os saberes estratificados. Parte de um livro que teria sido escrito por Rui Barbosa, um grosso tratado intitulado Lições de Coisas, para desconstruir os saberes acabados, fechados em si mesmos, que alguns poucos indivíduos crêem poder ensinar aos incautos.
Dialogando com um livro imaginário, Darcy coloca em xeque a própria produção do pensamento, criticando a arrogância dos que se autodenominam sábios, ou das ciências que estudam a si mesmas, como a matemática, que é, para ele, uma cobra comendo o próprio rabo. Está em ação o afiado gume de Darcy que tem na ironia um percuciente instrumento de análise do mundo. Insistindo em dizer que sabe quase nada, e que esse quase nada aprendeu observando, e fazendo, o autor confidencia:
Sempre vivi de olho aceso, assuntando, querendo entender. Assim é que aprendi: observando. Mais, ainda, aprendi de oitiva, escutando sabedorias alheias e conferindo. Li, também, muito almanaque e revista e fui guardando na cabeça o que prestava. Estudo mesmo, estudei muito demais, mas aprendi pouco. ("Sabedoria". p.9) (...)
http://www.fnlij.org.br/livros2/nocoes_de_coisas.htm

*Este livro recebeu o Prêmio Malba Tahan -

"O Melhor Livro Informativo - FNLIJ - 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails