quarta-feira, 7 de maio de 2008

Livro:"Venezuela Povo

e Forças Armadas"

de Izaías Almada

Entrevista concedida a Brunna Rosa

Fórum – O senhor está lançando o livro Venezuela Povo e Forças Armadas, qual foi o processo que originou o livro?

Izaías Almada – Em 2005, participei de um encontro de solidariedade a Cuba, em São Paulo. No encontro, conheci alguns venezuelanos e fiquei sabendo mais sobre o processo que estava acontecendo por lá. Resolvi então viajar à Venezuela e conhecer de perto os acontecimentos. No final daquele ano, fiquei cinco semanas na Venezuela e percorri o país fazendo entrevistas e leituras sobre o processo de transformação social, a revolução boliviariana e o chavismo. Quando retornei ao Brasil, comecei a preparar o livro, que só ficou pronto no começo do segundo semestre de 2006, no entanto a editora que iria publicar desistiu. Houve posteriores 12 outras respostas negativas. Neste ano, a editora da Caros Amigos aceitou publicar o livro. Venezuela Povo e Forças Armadas é um livro reportagem, onde inúmeras entrevistas com militares, políticos e outros agentes do processo representam o microcosmo do que se passa atualmente na Venezuela. Entre as entrevistas, há reflexões sobre a experiência de integração cívico-millitar venezuelana e se é uma experiência solitária ou um exemplo para outros países da América Latina.

Fórum – O senhor acredita que a chamada revolução boliviariana influenciará outros países?

Almada – Sim, mas jamais seria um processo de transferência de um país para outro. Existem conceitos e idéias bolivarianas que podem se interiorizar em outro país. Como exemplo há a integração cívico-militar, que acontece na Venezuela e diz respeito ao uso das forças armadas do país em favor da população, como atendimento médico, construção de escolas, entre outros. Hoje, as forças armadas daquele país consideram como uma missão esse tipo de ação. Acredito que os países da América Latina deveriam apostar neste tipo de integração. No epílogo do livro, um capitão reformado das forças armadas brasileiras, Sergio Ferola, cita uma série de exemplo de trabalhos feitos pelo exercito e marinha e não divulgados pela mídia, pois não interessa.

Fórum – Qual sua opinião sobre o socialismo do século XXI ?

Almada – O termo socialismo é usado em várias circunstâncias, mas socialismo é basicamente quando socializamos os meios de produção em prol da população e quando determinados fatores essenciais para a soberania do povo são controlados pelos mesmos. No caso da Venezuela o socialismo do século XXI é uma alternativa ao neoliberalismo econômico, a este sistema que está se esgotando. Não é uma proposta para a destruição do capitalismo, até porque isso é utópico, mas uma alternativa a este capitalismo calcado no individualismo e no lucro desenfreado. Em substituição a isso haveria o desenvolvimento com solidariedade, calcado na troca igualitária e na prioridade a educação.(...)

continue a ler em:
http://titaferreira.multiply.com/market/item/690

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails