terça-feira, 27 de maio de 2008

"MACHADO DE ASSIS,

NOSSO MAIOR CRONISTA

E O DIA DE CONTAR HISTÓRIAS,

16 DE MAIO"

"(...) A crônica brasileira moderna tem, em Machado de Assis, um dos seus principais fundadores. Machado escrevia suas crônicas sob pseudônimos. Só 40 anos após sua morte é que se descobriu o verdadeiro autor das chamadas Crônicas de Lélio.Na crônica abaixo, Machado de Assis aborda com ironia a questão da abolição da escravatura, que havia ocorrido no dia 13 de maio de 1888.
Crônica publicada no jornal Gazeta de Notícias, em 19 de maio de 1888.
Bons dias!
Eu pertenço a uma família de profetas après coup, post factum, depois do gato morto, ou como melhor nome tenha em holandês. Por isso digo, e juro se necessário fôr, que tôda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista, tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos. Alforriá-lo era nada; entendi que, perdido por mil, perdido por mil

e quinhentos, e dei um jantar.(...)continue a ler em:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/machadodeassis.htm

Contar a sua história, ouvir a sua história, registrar a sua história e preservar a nossa memória 'e o trabalho desenvolvido pelo Museu da Pessoa. Tenho uma enorme admiração pelos projetos que eles criam e executam, através da preservação da história de pessoas comuns, ou seja , das pessoas que fazem a "história". Conheça um pouquinho mais aqui.No dia 16 maio sera celebrado o 1º Dia Internacional de Historias de Vida.(...)
http://ss-brasilis.blogspot.com/2008/04/um-dia-para-contar-histrias.html

16 de maio vai

ser o dia de

contar histórias

Por Redação Jornalirismo

A história de cada um compõe a história do coletivo e é influenciada por ela. Contar uma história de vida ajuda a preservar a memória coletiva e a fortalecer as relações. No próximo 16 de maio, a rede internacional de Museus da Pessoa e o Center for Digital Storytelling vão lançar a campanha pelo 1º Dia Internacional de Histórias de Vida. O objetivo é fazer dessa data um marco anual de valorização das histórias.
Os organizadores conclamam as pessoas a se encontrarem no dia 16 de maio em locais públicos, praças e salas de aula. A internet também pode ser usada. A página oficial da iniciativa já está no ar e traz mais informações. O nome do site, “ausculti”, significa escutar em esperanto.
O Museu da Pessoa é uma rede internacional de histórias de vida localizada no Brasil, Canadá, Portugal e Estados Unidos. O Center for Digital Storytelling, com sede nos Estados Unidos, é uma organização que auxilia pessoas a contar histórias significativas de suas vidas usando mídias digitais.
http://jornalirismo.terra.com.br/content/view/335/31/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails