sábado, 15 de março de 2008

aporia,unanimidade

e fanatismo.

adorar um santo,para o povo humilde brasileiro,é algo da cultura folclórica,independente da instituição igreja! esta adoração é perpetuada com os avós,os pais,que passam para os mais jovens e assim sucessivamente. o folclore é o oposto da cultura de massa ou institucionalizada,porque se origina em hábitos e costumes espontâneos,compondo assim a identidade mais genuína de um povo!

o fanatismo que surge através da cultura de massa já se configura em algo bem distinto da adoração originada no folclore. os fanáticos de ídolos da cultura de massa,ou de líderes políticos,ou ainda os fanáticos religiosos,possuem muito em comum! são pessoas que desconhecem sua verdadeira identidade e sentem-se inferiores ao objeto de seu fanatismo!
são pessoas que infelizmente não conseguiram discernir coisas fundamentais e até essenciais em sua vida! e aí ficam aprisionados em aporias mentais,emocionais,enfim,sentem-se sem saídas!
e passam a desejar somente a unanimidade,que como todos sabemos é burra!

saídas existem,lógico! a reeducação,assim como a sociológa Saffioti diz ,que esta é uma das saídas para reencaminhar os homens que são violentos com suas esposas e filhos!
reeducação é a palavra chave! aporias existem para quem nunca percebeu que a razão humana é "ilimitada"! e infelizmente muitos de nós nunca descobriu como o pensar,o filosofar,é vital para os seres humanos! somos condicionados a não usar a cabeça! o mundo atual nos dá muitas coisas prontas,muitas coisas prontas que geralmente são superficiais e que para nada contribuem ao nosso exercitar verdadeiro do pensar! pensamento verdadeiro,gera ação!
a mídia que está aí hoje, espera que sejamos todos belos adormecidos! e que sejamos unânimes em tudo! isto é a massificação levada à milionésima potência!

nadia stabile - 15/03/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails