quinta-feira, 6 de março de 2008

O que é uma

escola democrática?

by Marina D. Fodra — 2008-02-09
Uma breve explicação para aqueles ainda não familiarizados com a noção básica de educação democrática.

Escola Democrática é aquela que é de alguma forma auto-governada, onde cada membro da comunidade tem influência nas decisões e nos resultados. Podemos contrastar com estruturas escolares mais ‘autocráticas’, nas quais o poder e a autoridade estão concentrados nos professores e nos administradores, todos adultos. Na filosofia da educação democrática, os alunos, incluindo (e principalmente) as crianças, são considerados participantes ativos de seu próprio aprendizado e de seu ambiente. A voz de cada aluno é ouvida, tanto de forma pessoal – por exemplo, na orientação de sua própria educação – quanto comunitária – quanto às regras e decisões através das quais a escola funciona, como um todo.

Apesar da filosofia básica em comum, há vários formatos de escolas democráticas. Algumas têm foco tradicionalmente acadêmico, outras não têm qualquer tipo de aula formal, e outras se encontram em variados pontos entre os dois extremos. Há escolas governadas pelo voto das maiorias, escolas governadas por consenso, e escolas baseadas em princípios anarquistas. A Organização de Recursos para Educação Alternativa (do inglês Alternative Education Resource Organization) lista 208 escolas que se auto-intitulam Democráticas, em 29 países nos seis continentes.

http://idec2008.org/information/o-que-e-uma-escola-democratica

IDEC 2008-

VANCOUVER-CANADÁ-

de 11 a 18 de agosto de 2008

A Conferência Internacional de Educação Democrática será realizada pela primeira vez no Canadá desde sua primeira edição, há 16 anos.
(tradução: Marina Dalcorso Fodra -
marinafodra@gmail.com)A IDEC 2008 será de 11 a 18 de agosto de 2008 em Vancouver, na Universidade de British Columbia. As IDECs anteriores foram sediadas no Japão, na Inglaterra, em Israel, na Índia, na Alemanha e na Austrália, com até 500 delegados de 25 países. Os participantes da IDEC 2008 são professores, alunos, administradores e pais de alunos de escolas democráticas de todo o mundo, assim como acadêmicos da área de educação e entidades governamentais do Canadá. Aguardamos sua participação online, e esperamos encontrar você na bela Vancouver em agosto próximo.(...)

http://idec2008.org/bem-vindo-a-idec-2008?set_language=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails