quarta-feira, 19 de março de 2008

empatia e paz

a capacidade humana da empatia,do colocar-se no lugar do outro,
e constatar que todos nós sofremos,todos temos questões a superar,
é ponto essencial para que entendamos que a paz entre as pessoas pode e tem que acontecer!
a paz de espírito,assim como a liberdade de nosso espírito...lembre mo-nos de Mandela,
que ficou tanto tempo preso e nem assim perdeu seus ideais,sua capacidade de luta e realização
de seus sonhos de liberdade! ...assim podemos perceber que quando queremos cultivar virtudes,nada nos detém! a paz de espírito,depende de nosso equilíbrio,de nossa vontade de agirmos coerentemente com nossas idéias. somos como um piloto,imaginem que o piloto tenha uma rota a seguir,correta,segura,mas resolva ir por outra rota!?se colocaria num verdadeiro inferno! inseguro,cheio de surpresas desagradáveis e talvez outras coisas piores!
entretanto,nós seres humanos que possuímos a razão,muitas vezes agimos pior do que os outros animais que nem possuem cérebro grande como o nosso!
dizem que o cérebro de Einstein tinha as mesmas dimensões de um cérebro feminino!
geralmente as mulheres fazem muito com pouco! se é que é verdade mesmo que mulheres possuem menor número de neurônios!... quantidade quase nunca significa qualidade!
há uma frase que diz que não nascemos perfeitos,mas temos as condições mais do que necessárias neste mundo,para alcançarmos a quase perfeição! lembro-me sempre de Cora Coralina que tendo vida muito simples e tendo o estritamente necessário para viver,alcançou grande dignidade humana! a cultura do excesso que vivemos hoje faz com que tenhamos preocupações absurdas com as coisas materiais,nos esquecendo de nossas almas! estas sim é que contam na questão da empatia e da paz! ser tolerante com os problemas alheios, compreender de verdade o sofrimento de outros em situações sociais absurdamente injustas!
e sempre tentar entender a história de nosso país e saber que antigas questões como a escravidão,a ditadura militar, e tantas outras questões sócio-econômicas de nosso país,
devem ser intensamente debatidas,até que os conflitos se dissolvam! só assim poderemos nos ajudar mutuamente! é expressando idéias,comentando,relembrando,que iremos
cooperar para o equilíbrio das pessoas que sofrem mais do que nós!

nadia stabile - 19/03/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails