terça-feira, 25 de março de 2008


Cidade Tiradentes

e Solano Trindade!

Uma leitura crítica da Cidade Tiradentes
(19/09/2007)

Muita coisa acontecendo - ou melhor, sendo feita - nessa cidade e nesse mundão. por exemplo a III semana do livro, especial centenário de Solano Trindade, organizada pelo "Núcleo Cultural Força Ativa".
http://www.forcativa.com/ncfa/index.php
http://xicradecafe.blogspot.com/2007/09/uma-leitura-crtica-da-cidade-tiradentes.html


Cidade Tiradentes é um
distrito do município de São Paulo. Situado no extremo leste da cidade, a 35 quilômetros do marco zero, a Praça da Sé, abriga o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina, com cerca de 40 mil unidades habitacionais.(...)

(...)No final da década de 1970, o poder público iniciou o processo de aquisição de uma gleba de terras situada na região, que era conhecida como Fazenda Santa Etelvina, abrangendo 15 km². A área, então composta por
Mata Atlântica, eucaliptos, lagos, córregos, nascentes e olarias artesanais familiares, passou a ser ocupada por conjuntos habitacionais da Cohab (Companhia Habitacional). Prédios residenciais começaram a ser construídos, modificando a paisagem e o local começou a ser habitado por enormes contingentes de famílias, que aguardavam na “fila” da casa própria de Companhias habitacionais, vindos de bairros como Casa Verde, Limão, Vila Prudente, Ipiranga, Vila Formosa, Bexiga e Jabaquara.
Além da vastidão de conjuntos habitacionais, que passaram a predominar na região, cerca de 160 mil pessoas compõem a chamada “Cidade Formal”; existe também a “Cidade Informal”, formada por
favelas e pelos loteamentos habitacionais clandestinos e irregulares, instalados em áreas privadas e que são habitados por cerca de 60 mil pessoas.
A Cidade Tiradentes possui, portanto, uma população estimada em 220 mil habitantes que estão, de certa forma, separados por dois níveis de
pobreza: há 71 equipamentos na cidade formal e 3 na informal; a renda média do chefe de família varia de 500 a 1200 reais na Cidade Formal e de 200 a 500 na Informal; o analfabetismo vai de 0 a 10% na Cidade Formal, ao passo que na Informal o índice fica entre 10 e 20%.(...)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_Tiradentes_(distrito_de_S%C3%A3o_Paulo)

"O Parque Municipal da Consciência Negra é a mais recente conquista de Arthur Xavier para a comunidade. Uma homenagem ao grandeherói Zumbi dos Palmares e à população de Cidade Tiradentes”
http://racabrasil.uol.com.br/Edicoes/119/artigo72897-1.asp

Filmagens Periféricas

Filmagens Periféricas é um grupo que tem como objetivo introduzir todas as vertentes do audiovisual na periferia e, em um futuro próximo criar uma TV comunitária em cidade Tiradentes. Em 2006, ministrou uma oficina de vídeo no Itaú Cultural que resultou no vídeo “Augusta ao Gosto”, selecionado para a sessão Kinoforum Formação do Olhar e foi o ganhador do prêmio Porta-Curtas.Atualmente realiza o projeto Cinema de Periferia, que exibe cinema e vídeo brasileiro aberto ao publico ao ar livre em diversos locais no bairro de Cidade Tiradentes. O público médio de cada projeção é de cerca de 120 pessoas. Pretendemos atingir as mais de 20 regiões da Cidade Tiradentes. Após as sessões, realizamos debates entre os realizadores e o público.
http://www.kinoforum.org.br/oficinas/nacomunidade.html


A democracia caminha em


Cidade Tiradentes,

mesmo sem ajuda da burocracia

Sábado 12 de Abril, para muitos um dia comum, mas para os moradores da Cidade Tiradentes este é um dia muito especial, pois reunidos na Escola Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, moradores e representantes de associações locais, juntos e de forma democrática, sentaram e decidiram como será administrado o orçamento de seu distrito, em mais um ciclo territorial do orçamento participativo. (...)
http://www.conradeditora.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=206&Itemid=59

Cidade Tiradentes:


Rádio nas Escolas

Como levar informação para uma população de um bairro com mais de 500 mil habitantes, que fale sobre a cultura local, atividades, eventos, cursos, problemas sociais? Cidade Tiradentes revive rádios comunitárias. Levar a informação para uma população de um bairro com mais de 500 mil habitantes, como Cidade Tiradentes, e que fale sobre a cultura local, atividades, eventos, cursos, problemas sociais etc é importante para buscar melhorias das condições de vida. Mas como fazer isso?(...)
http://www.conradeditora.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=192&Itemid=0

"Quem são vocês?", pergunta o poder público quando vem aqui", diz Valter Hylário, 52, diretor de políticas públicas do Fala Negão e morador de Cidade Tiradentes há 11 anos.Hylário lembra que a população negra de bairros como Casa Verde, Limão, Vila Prudente, Ipiranga, Vila Formosa e Jabaquara foi para o conjunto habitacional porque não conseguiu suportar o custo de viver nessas regiões."Sem querer, acabaram unindo várias populações negras de São Paulo. Cidade Tiradentes é a memória do negro. A partir da consciência desse fato, criamos uma identidade cultural criativa."(reportagem feita em 2003)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u82533.shtml

Reflexão
"Solano trindade"
Vieste acender o meu fogo poético,
E minh’alma se abriu pras grandes festas,
A música dos teus poemas,
Faz-me dançar o bailado,
Da primeira mocidade...
Eu sinto vontade de não ser sexo,
Para brincar contigo como criança,
E brincar de cirandinha com tu’alma.
Mas como sou sexo,
Vou assistir um espetáculo humano;
A confecção de bandeiras iguais,
Para seres que parecem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails