domingo, 27 de julho de 2008





















"Compartilhar

o saber"


Palestra de

PAUL SINGER


Paul Singer, economista austríaco naturalizado brasileiro, fará palestra no Festival Calango. Momento oportuno para ampliar o conhecimento

Por Cláudio Oliveira,
Da reportagem

Ele chega na semana que vem e vai compartilhar um pouco do seu vasto conhecimento aqui em Cuiabá. Paul Israel Singer, nascido em Viena, 24 de março de 1932 é um economista naturalizado brasileiro, que nasceu na capital austríaca. Vem de uma família judaica que, fugindo do nazismo, se radicou no Brasil desde 1940. Singer formou-se em eletrotécnica no ensino médio da Escola Técnica Getúlio Vargas de São Paulo e foi trabalhar na Atlas(elevadores).

Filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e, como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve dos 300 mil que paralisou a indústria paulistana por mais de um mês em 1953. Ele obteve a cidadania brasileira em 1954.

Estudou Economia na Universidade de São Paulo, mas segundo uma reportagem da Isto É ele já sabia tudo de economia. Nesta mesma reportagem é apontado como uma das maiores personalidades brasileiras do século passado no quesito justiça e economia.

Em 1960 inicia sua atividade docente na USP, como professor assistente. Em 1966 obteve o grau de doutor em Sociologia com um estudo sobre desenvolvimento econômico e seus desdobramentos territoriais, abordando cinco cidades brasileiras – São Paulo, Belo Horizonte, Blumenau, Porto Alegre e Recife - na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A tese deu origem ao livro “Desenvolvimento Econômico e Evolução Urbana”, sob orientação do professor Florestan Fernandes. Foi também professor-titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Entre 1966 e 1967, estudou Demografia em Princeton(EUA). Em 1968, apresentou sua tese de livre-docência, Dinâmica populacional e Desenvolvimento. Teve seus direitos políticos cassados pelo AI-5 e foi aposentado compulsoriamente em 1969.

Nessa época, com alguns outros professores expulsos da universidade ou simplesmente discordantes do regime, como Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, participa da fundação do Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que se constituiu em importante núcleo da intelligentsia brasileira de oposição à ditadura militar. Atuou no Cebrap até 1988, quando foi Secretário Municipal de Planejamento de São Paulo.

Em 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, ao lado de outros intelectuais historicamente ligados à esquerda, como Francisco Weffort, Plínio de Arruda Sampaio, Perseu Abramo, Mário Pedrosa, Sérgio Buarque de Holanda, Chico de Oliveira e Vinícius Caldeira Brant. No mesmo ano volta a dar aulas ininterruptamente até assumir a secretaria de planejamento da prefeitura de SP no governo da Erundina.

Vem trabalhando com o tema da economia solidária dentro do governo Lula desde junho de 2003, como Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES) no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego.

Paul Singer tem atuado no incentivo da formação de cooperativas de autogestão voltadas para a economia solidária.

O Espaço Cubo, promotor do Festival Calango, é considerado vanguarda nacional quando o assunto é cooperativa e economia solidária. A idéia do Cubocard, por exemplo, é uma criação que precisa apenas de um reconhecimento do setor empresarial para aumentar o valor de troca e incentivar os próprios artistas a trocarem os seus serviços pelo crédito em cards.

Aliás, o Espaço Cubo, por meio do Festival Calango é o responsável pela vinda de Singer a Cuiabá e a proposta é ampliar a visão dos produtores culturais locais e incentivar a organização da cadeia produtiva no estado de MT.

A palestra é sobre Economia Solidária e será realizada no dia 7 de agosto provavelmente no Centro de Eventos do Pantanal. É claro que o DC Ilustrado estará lá para escutar e aprender mais. Apesar da formação econômica e de um repertório forte de economês, Paul Singer é um exemplo de vida, de luta e coerência. Ele vai tratar de um tema transversal com atenção na cultura. Há pouco tempo esteve no Fórum de Software Livre de Porto Alegre e incentivou o uso desta tecnologia que tem um caráter libertário e que tem como premissa do compartilhamento do conhecimento.

Este deve ser o compromisso da cultura, um espaço para a troca de informações e sentidos/percepções da vida. Singer irá contribuir como uma fonte de alimento para o fortalecimento das pessoas e das empresas de economia solidária que atuam no setor cultural ainda de maneira incipiente.
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=322757

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails