quarta-feira, 16 de julho de 2008

"WIKI E EDUCAÇÃO"

Por Luís Henrique Fagundes -
segundo semestre de 2005

(...)A solidariedade, princípio que guia wikipedistas, é estudada por Gallo, que desenvolve a pedagogia do risco com base em experiências anarquistas em educação, e afirma que
"Por defender a solidariedade, essa educação deve ter por base a liberdade, pois esta é a condição necessária para a cooperação autônoma. A solidariedade nunca poderia ser construída através do autoritarismo, pois a cooperação realizada sob o impacto das ordens e da coerção não seria mais do que um trabalho forçado. Assim, a construção de uma sociedade solidária passa também pela construção social da liberdade. Essa construção aparece, pois como a tarefa primeira da educação libertária, e as relações entre os membros da comunidade escolar, principalmente a relação professor-aluno, são o seu principal caminho; ao instaurar a liberdade nas relações de ensino, a pedagogia libertária opõe-se frontalmente ao ensino tradicional, autoritário por excelência" (Gallo 1995, p. 164-165).

Gallo refere-se à liberdade sob a perspectiva anarquista, em que tem um significado diferente daquele fixado em nossa moral pelas revoluções burguesas do século XVII-XVIII. Para pensadores iluministas como Locke e Rousseau o ser humano é naturalmente livre, e abdica de parte dessa liberdade para viver em sociedade. Para anarquistas como Proudhon e Bakunin apenas em sociedade o indivíduo encontra sua liberdade, que só se constrói na relação com o outro. A liberdade de uma pessoa não termina onde começa a de outra, mas as duas nascem juntas.

A relação educador-educando, que para Gallo deve ser a base para a construção da liberdade, também é trabalhada por Freire, que explica a "educação bancária", presente na grande maioria das instituições escolares, em que o educador possui o conhecimento e deve transferí-lo ao aluno. Tal concepção está implícita em uma enciclopédia tradicional. Freire propõe a educação libertadora, problematizadora, que

"não pode ser o ato de depositar, ou de narrar, ou de transferir, ou de transmitir 'conhecimentos' ou valores aos educandos, meros pacientes, à maneira da educação 'bancária', mas um ato cognoscente. Como situação gnosiológica, em que o objeto cognoscível, em lugar de ser o término do ato cognoscente de um sujeito, é o mediatizador de sujeitos cognoscentes, educador, de um lado, educandos, de outro, a educação problematizadora coloca, desde logo, a exigência da superação da contradição educador-educandos. Sem esta, não é possível a relação dialógica, indispensável à cognoscibilidade dos sujeitos cognoscentes, em torno do mesmo objeto cognoscível." (Freire 1987, p. 68)

Assim, podemos perceber como a Wikipédia coloca em prática a teoria de Freire, em que o objeto cognoscível (um artigo wiki) é o mediatizador de sujeitos cognoscentes (wikipedistas) e não o término do ato cognoscente (como na enciclopédia).

Outro fator interessante de análise é a afirmação de Lawler sobre o medo de estragar um artigo. Para Neill, psicólogo fundador da escola Summerhill e um dos inspiradores da Lumiar, a autoridade gera fobia, e apenas em um ambiente sem autoridade a criança pode desenvolver sua liberdade e autonomia.

6 Conclusões

Pelo estudo dos autores que embasam a teoria pedagógica da Lumiar e observação do cotidiano da escola, pode-se perceber uma relação entre os princípios da educação democrática e a Wikipédia. A partir disso, uma boa hipótese é de que a introdução do wiki em sala de aula causa um paradoxo, um conflito entre dois paradigmas diferentes. Participar da construção coletiva de conhecimento em um wiki é uma tarefa que exige liberdade e autonomia, e num ambiente como a escola tradicional, que nega tais valores desde a infância, conseguir tal participação seria uma proeza.

Outra fator que deve ser relevado é que a construção dessa autonomia e liberdade não é um processo rápido, como podemos observar na Lumiar: crianças provenientes de escolas tradicionais ficam meses apenas brincando até desenvolver interesse por uma aprendizagem autônoma. Conseguir isso em um curso de graduação seria uma tarefa ambiciosa, senão impossível. O sucesso do wiki no curso da Lumiar não foi obtido no primeiro semestre, mas é resultado do amadurecimento de um ano e meio de uso da ferramenta.

Seria demasiado ambicioso e determinista tentar responder com este estudo superficial a causa da baixa participação dos educandos no wiki, porém este estudo levanta hipóteses interessantes que necessitam um aprofundamento experimental e teórico para entendermos o papel da colaboração online na educação.

7 Bibliografia

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

GALLO, Sílvio. Pedagogia do risco: experiências anarquistas em educação. Campinas: Papirus, 1995

NEILL, A. S. Liberdade sem medo - Summerhill. São Paulo: Ibrasa, 1980

LAWLER, Cormac. Wikipedia as a learning community. [online]?; Disponível em <>http://en.wikibooks.org/w/index.php?title=Wikimania05/CL1 > [2005 nov 29]?

http://conhecimento.incubadora.fapesp.br/portal/trabalhos/2005/WikiEEduca_c3_a7_c3_a3oSegundaEtapa#a-gest-o-democr-tica-do-conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails