quarta-feira, 9 de julho de 2008

"Internet2"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Internet2 ou UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development) é uma nova rede de computadores, muito mais rápida e econômica que a internet, e está em funcionamento no Brasil. Seu piloto, a Rede Rio 2, começou a operar no Rio de Janeiro em abril de 1999, dois meses depois de a internet2 ter sido lançada nos Estados Unidos. Voltada para projetos nas áreas de saúde, educação e administração pública, oferece aos usuários recursos que não estão disponíveis na internet comercial, como a criação de laboratórios virtuais e de bibliotecas digitais.

Nos EUA, já é possível que médicos acompanhem cirurgias a distância por meio da nova rede. No Brasil, a internet2 deverá interligar os computadores de instituições públicas e privadas, como universidades, órgãos federais, estaduais e municipais, centros de pesquisas, empresas de TV a cabo e de telecomunicação. Em princípio, estão conectados os computadores ligados às universidades públicas que participam do projeto, e apenas para fins de pesquisa. Participam da Rede Rio 2 a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Fundação Osvaldo Cruz e a empresa de telefonia Telemar. Essas instituições estão interligadas por cabos de fibra óptica e operam a uma velocidade de 155 megabits por segundo (mbps). Elas também estão conectadas por meio de circuitos digitais a uma série de organizações, com as quais se comunicam a uma velocidade de 64 quilobits por segundo (kbps). No estado de São Paulo foi criada a rede KyaTera, da qual participam atualmente mais de 500 pesquisadores e diversos laboratórios.

O limite teórico da taxa de trasferência pela Internet2 é de 10 Gbps (gigabits por segundo), o que resulta em 1,25 GB/s (gigabytes por segundo). Isso significa que todo o conteúdo de um DVD (~4,38 GB) pode ser transferido em 3,5 segundos (se a velocidade fosse ao máximo). O recorde de velocidade na Internet2 é de um grupo de pesquisadores guiados pela Universidade de Tokyo. Eles conseguiram a marca de 9,08 Gbps, o que se aproxima muito do limite teórico.

("Internet 2" em portugues)
http://www.rederio.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails