quarta-feira, 23 de julho de 2008

Google anuncia

projeto de

colaboração

coletiva

inspirado

na Wikipedia

Por ComputerWorld/EUA
Publicada em 23 de julho de 2008 às 19h22

http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/07/23/google-anuncia-projeto-de-colaboracao-coletiva-inspirado-na-wikipedia/

Framingham - Knol concentrará artigos editados por especialistas com experiência comprovada na área, com sugestões de mudanças dos leitores.

Sete meses após o Google anunciar planos de lançar seu próprio projeto colaborativo no estilo da Wikipedia, usuários foram convidados nesta quarta-feira (23/07) foram convidados a publicar conteúdo ao novo site, chamado Knol, que significa uma abreviação para "knowledge", conhecimento em inglês.

Ainda que o conceito seja muito similar ao da Wikipedia, o Google afirmou que não quer competir com o site já estabelecido. O buscador afirmou que se focaria em destacar o autor que enviar artigos à página.

Cada Knol terá um único autor ou grupo de autores cujos nomes aparecerão com suas contribuições, afirmou o Google em post no seu blog.

O Knol incluirá um novo conceito chamado de "colaboração moderada" pelo Google, onde qualquer leitor poderá fazer edições sugestionadas ao artigo, que o autor pode aceitar, rejeitar ou modificar para inclusão no site.

O Knol também inclui várias ferramentas de comunidades que permite que usuários enviem comentários, classifiquem ou escrevam reviews sobre o conteúdo do Knol. O buscador permitirá que autores integrem publicidade e levem toda a receita advinda do material.

Ainda que os conteúdos publicados no Knol sejam descritos como "artigos sobre tópicos específicos, escritos por pessoas que conhecem aqueles assuntos", um representante do Google afirmou que qualquer um pode escrever conteúdo no novo site.

"O Google não terá conhecimento avançado do conteúdo publicado e não faremos qualquer avaliação editorial do material publicado pelos autores", esclareceu em e-mail.

Além disto, o Google encorajará autores a usar seus nomes reais, sem, no entanto, exigir, afirmou. O buscador dará aos autores a habilidade de ter sua identidade por telefone ou processo de verificação de cartão de crédito. Artigos confirmados destes autores terão um selo "verificado".

Heather Havenstein, editora da Computerworld, de Framingham.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails